Crianças  e adolescentes de 5 a 14 anos de Sarapuí, cidade vizinha a Itapetininga, no interior do Estado, estão participando de um programa para estimular a criatividade e a atividade artística. É o programa “Arte e Cultura”, que está sendo realizado na unidade local do Acessa São Paulo, sob gerenciamento da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

Jovens de Sarapuí participal do projeto no Acessa SP. Crédito: Site da Gestão Pública

Ana Caroline Nogueira, monitora do Acessa SP desde o começo deste ano, logo percebeu que a maioria das crianças e adolescentes que frequentavam o local careciam de atividades para preencher o tempo livre que tinham.

Assim surgiu a ideia de desenvolver o trabalho com a ajuda da Rede de Projetos. “Um dia eu estava aqui no posto e uma criança me perguntou se poderia imprimir um desenho para pintar. Tive um estalo! Aquela era a atividade que solucionaria o problema que existia. Afinal, toda criança se diverte e ainda aprende com lápis e papel nas mãos”, explicou Ana Caroline.

Para executar o projeto que tinha em mente, a monitora começou a divulgar a novidade ao público que frequentava o posto. Os jovens repassaram a informação aos pais, que começaram a levar os filhos para conhecer o trabalho.

“Nós recebemos as crianças e os adolescentes de segunda a sexta-feira, sem hora marcada. Cada um tem a sua rotina escolar e alguns também dependem da disponibilidade dos pais. Podem vir ao posto a hora que quiserem”, explicou a monitora.

O funcionamento do projeto é simples. Ao chegarem no posto, os participantes recebem papel e lápis de cor para criar temas livres. Alguns preferem desenhar e pintar diretamente no computador. Há também aqueles que optam por procurar nos sites os desenhos preferidos e depois colori-los.

Isadora Fogassa, 10 anos, é uma das crianças que frequenta a unidade e participa do projeto. Segundo ela, a atividade a ajuda a melhorar nos estudos.

“Eu gosto bastante de vir pintar aqui. Na escola, a professora até me elogiou. Aqui, também gosto de brincar com joguinhos, de pintar a Barbie e conversar com meus amigos no Facebook”, contou a garota.

Depois que os desenhos são pintados, os participantes podem imprimir os trabalhos e levá-los para a casa.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *