Ao completar 13 anos de existência, o Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, está assumindo uma nova feição. Tudo isso graças a investimentos na melhoria dos serviços oferecidos aos seus 2,6 milhões de usuários cadastrados.

A Secretaria Estadual de Gestão Pública, que gerencia o Programa, comanda o plano de expansão, que fará o Acessa chegar aos 645 municípios paulistas em 2014. Hoje, 565 cidades paulistas contam com postos do Programa, e há mais de 6.500 computadores instalados nos 704 postos existentes.

Uma novidade recente de grande repercussão é o Acessa + Poupatempo, que incorporou ao Programa vários serviços de governo eletrônico. E, por meio de parcerias com o Sebrae-SP e o Banco do Povo, o Acessa vem dando uma grande relevância ao empreendedorismo (veja mais detalhes aqui).

Para tudo isso se concretizar, está sendo feito um grande investimento em infraestrutura e em recursos humanos. Novos conteúdos foram incorporados ao portal do Acessa SP e as constantes capacitações dos mais de 1.200 monitores do programa, permitindo o aprimoramento dos atendimentos e ampliando os serviços oferecidos.

Da mesma forma, a infraestrutura do Acessa SP vem sendo reforçada e ganhando novos contornos. Um bom exemplo são os Acessinhas — 32 novos postos adaptados para crianças de 4 a 10 anos, com tablets, notebooks, smartphones, móveis especiais, pisos de borracha e TVs LED. Essas unidades contarão com conteúdo e atividades exclusivas, compreendendo aulas-oficinas, festivais temáticos, robótica, palestras com especialistas e encontro com pais e familiares.

Acessa Rural

Trinta e nove postos serão implantados em comunidades e assentamentos rurais, carentes de serviços públicos, que não possuem acesso à internet. Desta forma o programa cumpre a importante função de abrir e manter espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.


Trinta e nove postos serão implantados em comunidades e assentamentos rurais, carentes de serviços públicos, que não possuem acesso à internet. (imagem divulgação Google)

 

Super Acessa

Serão sete “Super Acessa” implantados no Estado, semelhantes ao posto existente no Parque da Juventude, na capital, que servirão como polos de formação de monitores, oficinas e palestras.

Deverão contar com escritório virtual, espaços colaborativos com wireless e espaço para os empreendedores.


Acessapraia, Acessapraça e Acessaparque

Serão 100 postos implantados e 282 novos pontos wi-fi que disponibilizarão acesso livre à internet, em localidades selecionadas espalhadas por todo o Estado.

Serão 100 postos implantados e 282 novos pontos wi-fi que disponibilizarão acesso livre à internet, em localidades selecionadas espalhadas por todo o Estado.

Acessa Up

Cento e treze postos do Acessa SP terão seus equipamentos substituídos por modelos novos, de última geração. Até o momento 26 postos já passaram por essa modernização.

Acessa Livre 4.0

Atualmente 56 postos do Programa Acessa SP possuem o sistema operacional 4.0, inteiramente acessíveis a  deficientes visuais. A meta para 2013 é atingir 100% dos postos.

Este compromisso faz parte do Plano de Expansão do Acessa SP, que, além de oferecer benefícios da tecnologia, permitirá o acesso do deficiente a serviços públicos e conteúdos educacionais.

Acessa Turbinado

Aumentar  a velocidade de conexão dos postos do Acessa SP, melhorando também a qualidade dos links, é o maior objetivo do Acessa Turbinado: 258 links já foram ampliados e a meta para 2013 é que a melhoria alcance 100% dos postos.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *