O Google Maps, ferramenta de geolocalização do Google, está servindo para organizar endereços e informações de órgãos municipais de Caraguatatuba. A ferramenta passou a ser utilizada num projeto desenvolvido pelo gestor de inclusão digital Gilberto Ortiz Barbosa, responsável pelos postos do Acessa SP e pelos telecentros digitais do município.

O trabalho começou a ser desenvolvido em 2011 e foi implantado no Maps em abril deste ano. “Foi uma maneira que encontrei de divulgar a minha cidade e fazer disso um serviço de utilidade pública”, resume. A ferramenta inclui dados como endereços, localização e telefone. O Google Maps permite que prédios públicos municipais (PMC) e órgãos de utilidade pública de Caraguatatuba, além de escolas municipais, postos de saúde, zoonoses, Defesa Civil, farmácias, entre outros, sejam facilmente localizados.

Serviços municipais de Caraguatatuba podem ser facilmente visualizados no Google Maps

“Noventa e nove por cento dos prédios públicos de Caraguatatuba estão inseridos no Maps. A intenção é ampliar o conteúdo incluindo endereços de órgãos públicos estaduais e federais”, explica ele. O objetivo é fazer deste trabalho um serviço de utilidade pública aberto a qualquer um

Segundo Gilberto, o início dos trabalhos se deu devido à sua experiência profissional com a prestação de serviços na área de TI. “Ao desenvolver o trabalho como técnico da Informação na prefeitura de Caraguatatuba, tive a oportunidade de conhecer todos os órgãos municipais. foi quando surgiu a ideia de fazer deste conhecimento uma oportunidade para contribuir com o cidadão”, explica. “O primeiro passo foi organizar as ideias e em seguida torná-las públicas e acessíveis a todos.”

Segundo ele, a maior dificuldade está na falta de apoio nas divulgações e tempo para organizar os conteúdos a serem disponibilizados. “O trabalho exige tempo para a coleta de informações, as fotos precisam ser produzidas in loco e em seguida tratadas”, comenta. Ainda sim, o gestor é otimista: “É preciso ter persistência. Apesar das dificuldades encontradas não desisti da ideia”.

Gilberto Ortiz Barbosa, responsável pelos postos do Acessa SP de Caraguatatuba e responsável pelo projeto no Google Maps

Para localizar Caraguatatuba no Maps, basta inserir “PMC – Prédio Públicos Municipais de Caraguatatuba” no Google e ter acesso às coordenadas. Também é possível visualizar o ponto de referência em imagem 3D, outro recurso disponível pela ferramenta e implantado pelo gestor.

“Vamos ampliar a ferramenta e fortalecer a divulgação do serviço, permitindo que cada vez mais usuários tenham acesso às informações”, diz Gilberto. “Pontos turísticos e locais de atividades culturais também serão implantados”, acrescenta. Você gestor, monitor ou usuário do Acessa SP, também pode utilizar a ideia do Gilberto como exemplo.

Acesse a página do Google Maps e veja como fazer para organizar os serviços de localização do seu município também! Você, cidadão de Caraguatatuba que se interessou pela ideia e tem sugestões para ajudar o Gilberto a completar a ferramenta, pode entrar em contato através do e-mail: gbarbosa [arroba] caraguatatuba.sp.gov.br.

3 comentários para Monitor usa Google Maps para organizar serviços municipais de Caraguatatuba

1. Taynná disse:

Parabéns Gilberto pela iniciativa e pelo projeto desenvolvido!

2. isabel honorato disse:

Parabéns!!!

3. Olha ai gente uma iniciativa governamental de uso do Google Mapas como geolocalizador de equipamentos e serviços públicos.
    O Projeto pode ser desenvolvido colaborativamente por qualquer interessado. Ainda teremos a Administração de São Vicente SP incentivando e reconhecendo o trabalho voluntário e de relevante Utilidade Pública de seus Cidadãos.