A Rede de Projetos do Acessa SP reúne uma série de  iniciativas que vêm preservando a memória local e pessoal dos municípios paulistas. São projetos que organizam registros históricos, como fotos e narrativas, no próprio site da Rede de Projetos ou mesmo em outras plataformas.

Antiga imagem da Estação Ferroviária de Matão, do projeto de Lygia Bovo “Vamos Salvar Nossa Estação Ferroviária

Um projeto sobre a Estação Ferroviária de Dourado de Matão, um blog sobre a história  do município de Dourado e outro sobre a cidade de Fernão são alguns belos exemplos dessas iniciativas (veja mais detalhes ao final).

“A vantagem de trazer esses registros para a internet é torná-los acessíveis e atrativos para os próprios moradores e para qualquer outra pessoa de diversas partes do mundo”, explica Liane Lira, responsável pela Rede de Projetos do Programa.

O Acessa SP compreende a arte de contar histórias é uma das formas mais antigas que o ser humano encontrou para transmitir o conhecimento adquirido. “Contar histórias uma característica inerente da convivência com outras pessoas e da relação estabelecida entre as pessoas e o meio em que vivem”, continua Liane.

 Munique Peralta, uma das integrantes da equipe do Acessa SP, concorda e acrescente que os lugares também contam sua história. “Nossa ideia é ampliar a forma de contar histórias, de modo que ela não se limite apenas à fala e à escrita, mas seja transmitida por meio de objetos produzidos pela própria ação humana, ou através do resultado dessa ação no espaço em que se vive”, ressalta ela.

 Para a integrante da rede, dar voz à história contada pelos lugares é preservar a memória viva, muitas vezes esquecida ou ignorada.

Os atuais “Projetos em Destaque” da Rede, embora com objetivos diferentes, atuam no mesmo tema: “Preservar a memória local e pessoal”.

Veja abaixo alguns dos principais destaques:

- Vamos Salvar Nossa Estação Ferroviária

Escrita pela projetista Lygia Bovo, de Matão. A autora desenvolve um projeto que tem por objetivo restaurar e resgatar fisicamente a Estação Ferroviária, ponto histórico da cidade.

- Blog Conta História de Dourado

Do projetista Luiz Fernando Varella, de Dourado, que conta, através do desenvolvimento de um blog, a história da cidade de Dourado, no interior paulista.

- Revivendo nossa história

A projetista Gabriela Piovezan, da cidade de Fernão, pretende, com o desenvolvimento de seu projeto, não apenas resgatar a história da cidade, reunindo documentos históricos de diferentes fontes, como também torná-la acessível e atraente aos jovens que ali nasceram e vivem. Entre os assuntos relatados está a Revolução Constitucionalista de 1932.

Para quem ficou interessado a Rede de Projetos conta com um “Projeto Modelo” sobre Preservação da Memória Local e Pessoal, lá você vai encontrar dicas de estrutura e propostas de projetos e ainda, uma série de links sobre o tema. Acesse o site e confira!

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *