Hoje é dia de conhecer o projeto do monitor Ricardo Nogueira Nunes, de Serrana (região de Ribeirão Preto), um dos 20 finalistas do Prêmio Acessa SP 2013, na categoria Rede de Projetos. Saiba mais sobre o trabalho que ele realizou para ir à grande final do dia 9 de outubro.

AcessaApae promove acessibilidade e inclusão digital para jovens excepcionais de Serrana

Título: AcessApae

Objetivo: Inclusão digital e social de pessoas com deficiência física, mental ou intelectual (atraso cognitivo).

Em funcionamento desde: maio de 2013.

Usuários beneficiados: 25 crianças e jovens adultos excepcionais matriculados na Apae de Serrana.

Mais detalhes: O projeto tem como características educar e incluir digital e socialmente um público erroneamente chamado de “deficiente”. O projetista verifica com professores, educadores e instrutores as necessidades da Apae e de seus usuários, e executa o projeto no posto Acessa SP, ou em alguns casos, na própria instituição. Além dos computadores e da impressora, papel, caneta, lápis e jogos são instrumentos utilizados para fazer a ponte entre esses 25 jovens excepcionais e universo da informática.

 “O projeto surgiu logo após ter participado da capacitação e de um período de trabalho como voluntário na Apae de Serrana. Além da  inclusão digital e socioeconômica de crianças, jovens e adultos que possuem alguma deficiência física, mental ou cognitiva, o projeto abriu as portas de um novo mundo de conhecimento para pessoas especiais que nunca haviam tido contato com uma máquina, ainda mais um computador. Durante as aulas também utilizamos ferramentas físicas e virtuais que estimulam a alfabetização dos alunos da Apae.”

— Ricardo Nogueira Nunes

Parabéns pela iniciativa Ricardo Nogueira Nunes! Boa sorte na grande final do Prêmio Acessa SP!

 Este post faz parte de uma série sobre os vinte finalistas do Prêmio Acessa SP, categoria Rede de Projetos. Acompanhe diariamente aqui no blog do Acessa um pouco mais sobre cada um dos finalistas e prepare-se para a grande premiação, dia 9 de outubro, no Memorial da América Latina, na capital.

 
Compartilhe!

Um comentário AcessApae leva acessibilidade e inclusão digital para alunos da Apae de Serrana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *