Nos últimos seis meses, o posto do Programa Acessa SP de Descalvado registrou um aumento de quase 250% nos atendimentos prestados à população. De janeiro a junho deste ano, o número mensal de atendimentos saltou para 1.335 — num município com pouco mais de 30 mil habitantes.

Segundo os monitores Pedro Augusto e Marisa Gomes, o aumento dos atendimentos está relacionado a uma ampla divulgação feita no município e é fruto da tradicional capacitação que recebem periodicamente.  “Após assumirmos o posto, passamos pela capacitação, que nos deu uma ampla visão do Programa. Depois disso, iniciamos o trabalho de conscientização da comunidade. Por todos os lugares que passávamos, entre amigos e conhecidos, divulgávamos os serviços oferecidos pelo Acessa SP”, destaca a monitora Marisa Gomes.

Empenho dos monitores e parceria institucional foi fundamental para este crescimento

A partir disso, cresceu o número de usuários da unidade interessados em realizar pesquisas e trabalhos escolares.

O Acessa SP oferece também uma série de serviços eletrônicos governamentais, como emissão de documentos, consulta de informações e agendamento de atendimentos. Além disso, oferece vários minicursos, fruto de parcerias com Sebrae-SP e Banco do Povo Paulista, cursos de empreendedorismo e possibilidade de financiamento de microempreendedores individuais.

Parcerias institucionais

“Visitamos órgãos públicos como delegacias e autarquias de trânsito e colocamos à disposição serviços como emissão de boletins de ocorrência e consultas de pontos na carteira de habilitação. Isso desafoga as filas de espera e permite que o cidadão ganhe tempo”, explica Pedro Augusto, monitor do Programa em Descalvado.

Outras duas conquistas merecem ser comemoradas: melhorias da infraestrutura do posto e aumento da velocidade dos links de conexão à internet. Além da reforma nas instalações, o posto já conta com o Acessa Livre 4.0, software desenvolvido para uso exclusivo de deficientes visuais, e com o Acessa Up, modernização e troca de equipamentos de informática.

Para os monitores, o apoio da administração pública municipal é fundamental para que estas conquistas ocorram. “O prefeito de Descalvado é parceiro do posto, atende nossos pedidos e busca as soluções rapidamente”, explica  Marisa. “Isso contribui para que prestemos um serviço cada vez melhor ao cidadão. Ele é bem orientado e sai satisfeito do posto, por isso volta.”

A adaptação dos postos para usuários com deficiência faz parte do Plano de Expansão do Acessa SP, que amplia os benefícios da tecnologia, e estende serviços públicos e conteúdos educacionais a um maior número de usuários.

Segundo Marisa e Pedro, um ambiente mais amplo para melhor acomodar os usuários, tendo em vista o aumento da demanda, já está em fase de negociação.

Parabéns a todos de Descalvado por essas conquistas!