Já parou pra pensar quantas informações é possível armazenar e consultar na internet? São livros, imagens, teorias, receitas, lições… Tudo junto e misturado num mesmo lugar. E se nós, adultos, de vez em quando nos perdemos nesse mundo, o que dirá, por exemplo, uma criança?

A internet foi responsável por modificar muitos de nossos hábitos e há quem diga que vem alterando até a forma do cérebro humano. É pela web que temos acesso às últimas notícias do dia, conversamos com nossos amigos e familiares e até nos divertimos com jogos ou sites de entretenimento. Mas como ela pode ser melhor utilizada em favor da educação?

Os novos “Projetos em Destaque” da Rede de Projetos mostram bem como. Direcionadas aos futuros navegantes – essas pequenas mãos prontas para sair clicando por aí –, as iniciativas abaixo demonstram que o aprendizado não está somente nas salas de aula, e crianças e internet podem combinar, e muito. Confira:

É jogando que se aprende

Em Bariri, videogames e estudo caminham juntos

Diretamente de Bariri, a projetista Fabricia de Oliveira enxergou dentro de um problema uma solução. A cidade tem um programa de desenvolvimento de crianças e adolescentes chamado Espaço Amigo da Cidade. Apesar de ser um local bem interessante, ele não dispõe de equipamentos de tecnologia, o que dificulta, por exemplo, a realização de tarefas escolares. Foi aí que entrou a ideia da Fabricia: convidar o pessoal do Espaço Amigo a conhecer – e utilizar – o Acessa SP. A iniciativa deu tão certo que a cada semana novos sites são descobertos para que as crianças e adolescentes aprendam jogando.

Alfabetização Digital

Em Pilar do Sul, Acessa SP está se tornando polo educativo

No projeto da Edilaine Pereira Correa e da Letícia Domingues Batista, a alfabetização foi o foco. A ideia de ambas foi transformar o Acessa SP de Pilar do Sul num polo da educação. Lá, as crianças que estão aprendendo a ler e escrever têm uma ajuda extra dos monitores, que ensinam como elas podem utilizar a internet pra melhorar seu aprendizado.

Reforço escolar no Acessa SP com pesquisa na internet

Em Riolândia, se o aluno sair da sala de aula com qualquer dúvida na cabeça, ela pode ser respondida no Acessa SP. Nesse projeto do Ildinei de Oliveira Neves, as turmas de estudantes têm aulas extras com os computadores, onde levam suas dúvidas das aulas e, junto com os monitores, procuram as respostas das suas questões.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *