O monitor Edil Queiroz de Araújo, de Ribeirão Grande, está concorrendo ao Prêmio Acessa SP 2013, na categoria Rede de Projetos. Saiba mais sobre o trabalho que ele realizou para que seu projeto fosse um dos finalistas.

Ferramenta open source facilita georeferenciamento no município de Ribeirão Grande

Título: “Ribeirão Grande em Mapas” – Mapeamento de Informações sobre a Região de Ribeirão Grande

Objetivo: Levantar e tornar disponíveis ao público dados dados públicos dados relevantes da sua comunidade utilizando o georeferenciamento.

Em funcionamento desde: junho de 2010

Usuários beneficiados: O projeto tem potencial para atingir um grande número de pessoas, independente do nível de informática que conheçam.

Mais detalhes: Prestação de serviço público em larga escala, a iniciativa de Edil de Queiroz facilita os serviços de localização em seu município: “Foi pensando em beneficiar moradores de Ribeirão Grande e região que idealizei o RGM”.  Para atingir seus objetivos propostos, Edil usa o OpenStreetMap, ferramenta open source de georeferenciamento. A comunidade participante é responsável por disponibilizar dados geográficos sob uma licença aberta e de domínio público. “É possível encontrar um posto de serviço, entrar em contato com um cartório, escritório ou coisa do tipo, ou ainda poder conferir estatísticas de como anda a segurança, o meio ambiente, por exemplo”, diz o projetista.

“É possível unir dados fragmentados, que combinados com informações de outras pessoas se tornem mais consistentes, completos e confiáveis. O RGM começa com meu trabalho individual e termina com o trabalho coletivo.”

—  Edil Queiroz de Araújo

É isso aí, Edil! Parabéns pela iniciativa e boa sorte na grande final do Prêmio Acessa SP.

 Este post faz parte de uma série sobre os vinte finalistas do Prêmio Acessa SP, categoria Rede de Projetos. Acompanhe diariamente aqui no blog do Acessa um pouco mais sobre cada um dos finalistas e prepare-se para a grande premiação, dia 9 de outubro, no Memorial da América Latina, na capital.

 
Compartilhe!

2 comentários para Mapas colaborativos open source revelam serviços em Ribeirão Grande

  1. [...] Projeto: RGM (Ribeirão Grande em Mapas) – mapeamento de informações sobre a região de Ribeirão Gra… [...]

  2. [...] Na categoria Rede de Projetos, foram premiados os três melhores projetos desenvolvidos pelos projetistas no Programa Acessa SP. A vencedora foi Rosana Cristina dos Santos, de Agudos, com o projeto Consultoras e Revendedoras Online. A segunda colocada foi Elizângela Aparecida de Souza, de Marabá Paulista – Centro, com o projeto Vivendo, Vendo e Ouvindo. Em terceiro lugar ficou Edil Queiroz De Araujo, Ribeirão Grande, com o projeto RGM (Ribeirão Grande em Mapas). [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *