O Acessa SP, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, disponibiliza para download a cartilha “Acessibilidade em Telecentros”. Nela, são abordados os temas que envolvem a Acessibilidade Digital e como um ambiente é modificado para ser acessível a todos. A apostila está disponível em PDF, que pode ser encontrado neste link.

Capa da cartilha “Acessibilidade em Telecentros”

“A desigualdade na utilização das ferramentas digitais e dos conteúdos on-line restringe o potencial de crescimento de um país, pois não permite a apropriação do conhecimento pelas populações de baixa renda e pouca instrução, deixando-as à margem da vida contemporânea”, observa Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Além da expansão de postos no Estado, o Acessa SP tem como foco também a acessibilidade. Com o objetivo de expandir o conceito de inclusão digital  para além da tela do computador, os postos antigos estão sendo adaptados para receber portadores de necessidades especiais e Postos novos são inaugurados já com essas adaptações, sejam físicas ou de software. Como o próprio nome sugere, a Acessibilidade Digital envolve um conjunto de equipamentos e softwares que permitem o pleno uso de computadores por pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Para o gerente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto, o governo do Estado demonstra na prática que a inclusão vai muito além do discurso. “Nosso propósito é elevar gradativamente o número de Postos adaptados para que todos os cidadãos paulistas possam usufruir do acesso gratuito à internet e dos benefícios decorrentes disso”, diz ele.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *