Terminou nesta sexta-feira (25) mais uma capacitação mensal do Programa Acessa SP. Dezessete  monitores de 15 regiões do estado vieram ao Parque da Juventude, em São Paulo, trocar experiências e descobrir novas possibilidades para atuar.

Esta foi a primeira capacitação da monitora Tania Pacito. Neste vídeo ela diz o que a trouxe ao Acessa SP e como o contato com outros monitores a estimulou para voltar à rotina em Irapuru, município distante 700km de São Paulo.

Tania é monitora do Programa há três meses. No vídeo acima ela reforça a importância do aprendizado adquirido e afirma que cada monitor deve agir para assegurar  o apoio da administração municipal e assim fazer a diferença em seu posto.  Vale muito ver o depoimento da Tania.

Capacitação Acessa SP

A capacitação abordou temas do cotidiano dos monitores e do universo do Acessa SP, como formas de atendimento e iniciativas de cada posto. Participaram representantes dos postos de Arco-Íris, Bocaína, Centro, EMTU Jabaquara, Ferraz de Vasconcelos, Ipeúna, Jaboticabal, Maracaí, Secretária da Fazenda, Parque da Juventude, Oriente,  Torre de Pedra, CPTM Pinheiros, Irapuru e Jambeiro (Biblioteca).

Nos três primeiros dias os monitores aprenderam sobre o que programa oferece, plano de expansão, parcerias do Programa, fluxos, rotinas dos postos, formação continuada, EAD e Rede de Projetos.

Instrutora Priscila Andrade mostra pirâmide com os pilares do Acessa SP aos monitores

O último dia foi reservado para a capacitação Acessa + Poupatempo, que abordou os diversos serviços de Governo Eletrônico disponibilizados na internet através das parcerias com o Poupatempo e a Receita Federal. O módulo foi dividido em duas etapas, no período da manhã os monitores conheceram a história do poupatempo e como surgiu o e-poupatempo. Já na segunda etapa foram apresentados os diversos serviços disponibilizados ao cidadão através da internet, como Boletim Eletrônico de Ocorrência, pesquisa de CPF, Nota Fiscal Paulista, Pesquisa de Título de Eleitor, entre outros. As explicações foram transmitidas pelo coordenador do e-poupatempo, Carlos Torres e pelos supervisores técnicos do e-poupatempo, Edson Barbosa e Carol Fernandes.

“Estamos felizes com a parceria entre o Acessa SP e o Poupatempo. A ideia é fazer com que os monitores promovam cada vez mais os serviços de governo eletrônico, garantindo mais praticidade ao cidadão”, disse o coordenador Carlos Torres.

Serviços de governo eletrônico são apresentados durante a capacitação Acessa + Poupatempo

O destaque desta turma foram as atividades realizadas fora das salas de ensino. As capacitadoras Liane Lira e Priscila Andrade aproveitaram os jardins para apresentar a Rede de Projetos aos monitores.

Coordenadora da Rede de Projetos, Liane Lira, apresenta a iniciativa e incentiva a participação de todos

Julio César da Silva Oliveira, monitor de Jambeiro, destacou a importância da capacitação. “É uma oportunidade muito boa. A gente vê um incentivo no nosso trabalho. É como o mito da caverna, sabe? Eu tinha só algumas informações e trabalhava com elas, e agora percebi que há muito o que fazer”.

Acesse a página do Acessa SP no Facebook do Programa e veja tudo que rolou durante a semana de capacitação.

Rede de Projetos

Já inscreveu seu projeto na Rede? É hora de multiplicar as boas ideias e incentivar usuários e monitores a aproveitarem a infraestrutura dos Postos para os mais variados tipos de projetos. Com essa oportunidade, todos ganham em desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico. Compartilhe seu projeto! Não tem nenhum projeto ainda? Encontre uma ideia, abrace uma já existente ou adapte-a para a sua localidade!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *