Em meados deste ano, o Acessa SP uniu-se ao Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) com o intuito de fortalecer os pequenos negócios e promover o empreendedorismo através da inclusão digital.

Um leque de cursos para estimular o empreendedorismo no Estado ficou então disponível no portal através da parceria Acessa + Sebrae. O termo de cooperação firmado prevê a capacitação de mais de 2 milhões de usuários nas áreas de conhecimento em Finanças, Marketing e Administração, oferecendo cursos inteiramente gratuitos para pessoas físicas e jurídicas.

Semeando o bom exemplo

Expandir a economia nacional e promover uma melhor condição de vida ao cidadão faz parte das metas estabelecidas pelo programa. Para isso, promover uma campanha de incentivo à formalização dos negócios é fundamental.

Empresário de Ibirá é orientado sobre os benefícios do MEI durante a formalização do seu negócio

Ibirá, estância hidromineral localizada na região de São José do Rio Preto, é um bom exemplo que merece ser multiplicado por todo o Estado.

Além do turismo, a economia do município baseia-se na confecção de roupas e indústria moveleira, e recebeu um grande impulso ao perceber que a formalização é o principal meio para fortalecer pequenos negócios e, consequentemente,  melhorar as condições de vida dos moradores.

Em 2011, um mutirão foi organizado com o apoio da prefeitura e de parceiros como  Acessa SP,  Sebrae SP, órgãos municipais e escritórios contábeis. “O objetivo foi conscientizar o meio empresarial das vantagens da formalização do negócio”, explica a monitora Nilva Marques.

Mais de 400 empresas já se formalizaram em Ibirá

A equipe do Programa passou por uma capacitação específica sobre formalização, durante a qual todos aprenderam a utilizar o portal do empreendedor e explorar a vasta gama de recursos disponíveis.  “O Acessa SP passou rapidamente a ser o responsável pela formalização dos empresários no nosso município”, diz.

Espaço do Empreendedor

“De lá pra cá inúmeras formalizações foram realizadas”, comemora. Segundo a monitora, o sucesso foi tanto que o espaço ficou pequeno para atender os usuários. Foi aí que nasceu o Espaço do Empreendedor.

O novo local foi adaptado na Casa da Cultura de Ibirá e conta com Posto do Acessa SP, Banco do Povo, Tributação e Sala do Empreendedor.

Espaço do Empreendedor reúne Posto do Acessa SP, Banco do Povo, Tributação e Sala do Empreendedor em um mesmo local

“Hoje as pessoas se dirigem ao espaço do Acessa, formalizam seu negócio, recebem orientação adequada ao MEI na Sala do Empreendedor e são encaminhadas para o Banco do Povo, para liberação das linhas de crédito”, explica. “Em menos de um dia o empresário tem o alvará de seu negócio em mãos.”

Segundo a monitora, o município com menos de 12 mil habitantes formalizou nos últimos anos 420 empresas, sendo a maioria nas áreas de confecção, alvenaria e alimentação.

Neste mês, do dia 19 ao dia 22, Ibirá promoverá a Semana do Empreendedor. “Organizamos junto ao Sebrae uma série de atividades de incentivo ao pequeno negócio, entre elas, palestras, consultorias e orientações”, destaca Luciana Pelozo Mascero Leite, gestora da Sala do Empreendedor.

Parceria Acessa + Sebrae

A parceria inclui também conteúdos específicos de empreendedorismo e mais de 100 cartilhas sobre como montar um negócio, além dos 41 cursos à distância.

Para fortalecer essa parceira, os mais de 1,2 mil monitores do Estado passam mensalmente por capacitação visando oferecer melhor orientação aos usuários do Programa.

“Apoiamos a ideia de inserir a população no âmbito do empreendedorismo. Para isso, o Acessa SP leva novos conhecimentos para futuros microempreendedores individuais e donos de microempresas”, diz o gerente do Programa Acessa SP, Emilio Bizon Neto.

Rede de Projetos

A iniciativa de Ibirá virou Projeto na Rede, assim como o do Abner Francisco, de Barão de Antonina, outra história de sucesso.

Veja Empreendedor Individual e MEI no Acessa!

E você monitor ou monitora cheio de boas ideias, já inscreveu seu projeto na Rede? Compartilhe sua experiência de sucesso e incentive que outros postos do estado a utilize como exemplo. O agir local com pensamento global, pode transformar toda uma região, estado ou país.

Multiplique, inove ou crie seu projeto. Mergulhe nas boas ideias e mostre-as através da Rede de Projetos.

Serviço:

Endereço do Posto de Ibirá: Rua Ibirá, 836, Centro, Ibirá;

Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

4 comentários para Com parcerias, Acessa SP incentiva formalização de micro e pequenas empresas

1. Sandra Helena do Amaral e Souza disse:

Eu gostaria muito de apresentar o meu trabalho mais nao sei como porque nao tenho recurso me manden uma idea, pois bordo o ponto cru e masi de cem pontos diferentes meu fone contato 011,941502875. pois nao to trabalhando ficarei muito agradecida obrigada.

2. fiz os mini curso e o Sebrae Empredimento agora quero realizar um curso de Gestão de Emprendimento masi não está disponivel Online.