Em Itaquanduba, pequeno recanto de Ilhabela, litoral norte do Estado, o Posto do Acessa São Paulo tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, sobretudo nas do usuário Jefferson da Silva Souza e do monitor Fabrício Willians da Silveira.

O vídeo abaixo, gravado por eles, reflete o quanto consideram o Acessa SP importante. O resultado é  belo exemplo de coragem e superação:

Fabrício Willians da Silveira, de 31 anos, é monitor desde que abriu o primeiro posto do Acessa SP em Barra Velha/Ilhabela. Ele relata que nasceu com uma deficiência mental leve, mas a inclusão fez toda a diferença no seu desenvolvimento. “Após frequentar a Apae, voltei ao convívio no ensino normal, me formei, comecei a trabalhar na prefeitura e há sete anos sou monitor do Acessa SP. Passei pela capacitação do Programa, fui um dos destaques da turma. Hoje sou grato ao programa e me sinto útil às pessoas”, diz. “Durante minha experiência no posto, contribui para que muitos fossem reincluídos socialmente.”

Fabrício associa sua mudança de vida à inclusão digital. “Ela foi responsável por me mudar como pessoa. Para ensinar, tive que aprimorar meus conhecimentos em diversas áreas. Com isso, vi a minha evolução e ajudei muitas pessoas a evoluírem também.”

A perda dos braços não impede Jefferson de frequentar o posto todos os dias e fazer cursos. À direita, monitor Fabrício exibe certificado do aluno

Jefferson da Silva Souza, de 21 anos, é outro grande exemplo. Ele perdeu os braços aos nove anos de idade, em um acidente com a rede elétrica. Quando teve alta do hospital achava que não conseguiria fazer mais nada na vida. Hoje, 12 anos após o acidente, Jefferson é exemplo de persistência. “A força de vontade foi o primeiro passo para eu conquistar meus objetivos. Quando sai do hospital pensei que não fosse fazer mais nada. A partir daí fui criando maneiras de me adaptar com o mundo e hoje consigo fazer praticamente tudo que uma pessoa normal faz”, diz.

Com os ombros, Jefferson aprendeu a digitar. Ele frequenta o posto do Acessa SP desde o início do ano e conta que sua preferência é pela rede social. “Tenho muitos amigos, gosto de interagir com as pessoas”, diz. Mas também valoriza os minicursos oferecidos pelo programa. “Já trabalhei na área da saúde e pretendo voltar. Fiz os minicursos relacionados e também o de como falar bem em público”, conta. “Não gosto de ficar parado.”

Unidade do Acessa SP promove interação social e inclusão aos jovens do município

Quando o assunto é inclusão digital, Jefferson é a maior prova de que ela é para todos. Ele vai diariamente ao posto e, segundo o monitor Fabrício, recebe o mesmo tratamento que os demais usuários. “Ele é independente, mesmo com a sua limitação ele vai e faz”, diz o monitor. “A única limitação que impede o conhecimento é a do pensamento, nada impede uma pessoa determinada de aprender.”

Jefferson revela seus dois grandes hobbies e deixa uma importante mensagem de superação. “As duas atividades que mais gosto são nadar e navegar no Facebook”, diz. “Muitas pessoas reclamam da vida, todo mundo tem uma dificuldade, mas não se pode deixar abater”, conclui.

Conscientização ambiental

O posto de Itaquanduba é exemplo também, nos cuidados com o meio ambiente. A unidade já recolheu mais de 8 mil cartuchos e toners de impressão. “Possuímos 96% de área nativa, nossa preocupação é em torno dos nossos recursos e belezas naturais da cidade, evitando a contaminação da praia e cachoeiras”, destaca o monitor.

Posto de Itaquanduba tem média de 600 acessos mensais

O Posto de Itaquanduba possui uma média de 600 acessos mensais. Segundo o monitor, todas as atividades desenvolvidas tem total apoio da Secretaria de Educação de Ilhabela e da prefeitura municipal. “Temos uma equipe grande envolvida em prol da inclusão digital. São 17 laboratórios nas escolas e centros de inclusão, incluindo área rural e comunidades isoladas”, informa o responsável institucional, Francisco Moura.