O ano está acabando e chega a época de uma das festividades mais aguardadas: o Natal. Entretanto, mais do que ser uma época para decorar a casa ou realizar uma troca de presentes, o Natal é uma festa que se caracteriza pela união e pela solidariedade.

Pensando no ato de ajudar o próximo que tanto caracteriza o período natalino, alguns monitores já colocaram seus gorros vermelhos e brancos e se prepararam pra compartilhar essa comemoração com todos. É hora de conhecermos alguns projetos especiais que trazem as melhores emoções dessa data especial no Acessa SP!

Diretamente de Cruzália, a 480 quilômetros de São Paulo, a monitora Rosana Migotto percebeu que muitos objetos que iam para o lixo poderiam ser reaproveitados. Usando a internet como aliada, Rosana pesquisou e aprendeu sobre reciclagem. Com o Acessa SP, ela decidiu passar o conhecimento adiante e criou o projeto “Do Lixo ao Luxo”, que aplica oficinas para transformação de embalagens e demais materiais que seriam descartados.

No projeto, caixas de papelão viram porta-trecos, garrafas PET viram flores e latinhas viram cestas. A primeira turma, com 10 alunos, teve aulas entre agosto e setembro, mas a iniciativa deu tão certo que uma nova turma foi aberta este mês.  Agora, os alunos têm como missão usar a criatividade para transformar o que era lixo numa linda decoração natalina.

Participantes do projeto “Do Lixo ao Luxo” soltando a criatividade

Já em Capão Bonito, a monitora Angela Santos resolveu convocar todo mundo pra ajudar! No projeto “Natal Acessa SP + Doces + Brinquedos + Sorrisos”, a monitora teve uma ideia simples, mas eficiente: colocou uma caixa de papelão dentro do posto da cidade para convidar cada frequentador a doar doces e brinquedos. Em parceria com a Secretaria da Cultura do município, cada item doado será dado às crianças carentes da região.

As doações começaram a ser arrecadadas no dia 1º e vão até o dia 14 de dezembro. Quem estiver em Capão Bonito vale a pena conhecer o posto e ajudar!

Em Capão Bonito, todos doam no projeto“Natal Acessa SP + Doces + Brinquedos + Sorrisos”

Falando em convocar as pessoas pra ajudar, a monitora Marcia Pereira da Silva, do posto Sé, em São Paulo, também criou um projeto de ajuda coletiva. Na iniciativa “Rede Padrinhos de Asas”, a monitora convida cada um a apadrinhar uma criança ou adolescente que vive em situação de risco.

Cada padrinho ou madrinha pode ajudar de três formas: na ajuda material, ele fica responsável por providenciar roupas, calçados ou brinquedos à criança selecionada; na prestação de serviços, o padrinho ou madrinha coloca a mão na massa e ensina o que sabe, desde uma profissão a atividade de lazer, ao adolescente escolhido e na ajuda afetiva, além de proporcionar uma atividade divertida à criança, o voluntário deve criar um laço afetivo,  conversando com a criança e sua família e entendendo sua situação.

Para participar do projeto, cada pessoa deve confirmar sua participação neste evento do Facebook. Após a confirmação, a pessoa receberá uma ficha sobre o tipo a ajuda que contribuirá. A iniciativa procura ajudar 210 crianças e adolescentes da região de Itapevi.

É isso aí, meninas, parabéns! Natal gostoso é um Natal com todos!

Se você tiver mais informações ou quiser divulgar a programação natalina do seu posto entre em contato conosco no Twitter, Facebook ou pelo nosso Fale com a Gente.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *