Uma iniciativa do Acessa SP de Vera Cruz  permitirá que alunos da rede municipal de ensino tenham acesso à primeira via do Registro Geral, o RG.

A ideia de levar crianças até o Poupatempo para a emissão do documento foi da monitora Mônica Bonini, que teve o apoio de professores da rede pública e da Secretaria de Educação do Município.

Cerca de 400 alunos terão a primeira via do RG após a iniciativa de monitores e professores de Vera Cruz

Segundo a monitora, o projeto surgiu após ela passar pela capacitação do programa. “Durante a semana de capacitação aprendemos mais sobre os serviços oferecidos ao cidadão, também compartilhamos experiências e ações com monitores de todo o Estado, tudo isso nos faz refletir em como podemos ser úteis ao nosso município”, explica. “Como sou professora, voltei com a ideia de colocar em prática um projeto ligado à educação. Graças ao apoio de outros profissionais da área conseguimos tirar a ideia do papel”, comemora.

Alunos sentem-se importantes durante a tiragem do RG

Na primeira etapa da ação, serão beneficiados os alunos dos 4º e 5º anos de duas escolas municipais, EMEF Antônio Andrade Guimarães e EMEF Profª Natalina Geib Devido. “Nossa meta é levar 386 crianças destas duas escolas para a emissão do documento”, diz.

A primeira visita ao Poupatempo foi realizada na última quinta-feira, dia 28 de novembro. Nesta primeira etapa 71 alunos dos 5º anos foram até o Poupatempo de Marília, unidade mais próxima ao município, para retirarem pela primeira vez a carteira de identidade. “Foi uma experiência especial. Os alunos se sentiram importantes e aprenderam a exercer um dos seus direitos como cidadão brasileiro ao adquirir um dos principais documentos de identificação do país”, destaca Mônica.

Estudantes são atendidos por equipe do Poupatempo de Marília

A data para a próxima visita será definida na semana seguinte, após reunião com os pais dos alunos.

“Foi uma iniciativa importante que vem ao encontro dos trabalhos realizados no município. Temos uma demanda social grande, por isso apoiamos todas as ações que envolvam inclusão digital, social, cultural, profissionalização e capacitação do cidadão”, diz o secretário de Gestão Social do município, Marcelo Franco Martins.

O projeto realizado pelo Acessa SP de Vera Cruz faz parte da Rede de Projetos do programa Acessa SP, veja!

A iniciativa conta com a parceria com a Secretaria de Educação do município e dos professores Paulo Butcher e Vanessa Marini.

Segundo a monitora, o próximo passo é levar a ideia para outras escolas do município.

Serviço:

Acessa SP de Vera Cruz – Rua Dra. Cecília Rangel Janine, 3 – Centro | Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h | Informações: 14 3492 3108;

Um comentário Acessa SP de Vera Cruz facilita emissão de RGs para alunos da rede municipal

1. Mateus Richele da Silva de Rago disse:

Como posso fazer pra tirar uma emissão de segunda via de cardeira de identidade. que dia posso ajendar para o dia de sabado