Localizado no bairro do Jaçanã, na capital paulista, o posto do CIC Jova Rural (Norte), conta desde 2002 com um posto do Acessa SP e é  um exemplo de sucesso na iniciativa de estender conhecimento e cidadania às comunidades mais periféricas. Os usuários assíduos, em sua maioria jovens, encontram oportunidades de conhecimento e crescimento através da internet e dos cursos profissionalizantes oferecidos no Posto.

A diretora técnica da unidade, Rosângela Garcia Escridelli, garante que a parceria é extremamente importante. “Os usuários que não tem computador em casa vêm até aqui criar uma conta de email, montar um currículo, tirar segundas vias de contas e também realizar consultas escolares”, explica a diretora. Assista abaixo ao vídeo com mais informações:

Thiago Henrique Araújo de Lima Ramos, monitor do Acessa SP no CIC Norte há sete anos, afirma que trabalhar no programa é ser muito mais do que um monitor. “Aqui sou um pouquinho de tudo, de professor a psicólogo. Conheço muitas histórias e aprendo outras atividades que me ajudam no dia a dia”, diz ele.

O estudante Luan Maranhão dos Anjos, de 21 anos, frequenta o posto todos os dias e sabe que o conhecimento é o caminho para um futuro promissor. “Tenho muitos sonhos e projetos de vida. Vir aqui me prepara e me torna capaz de realizá-los”, conta.

Parceria Acessa SP e CIC

O Acessa SP tem como um de seus parceiros o Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça, cuja missão é promover o exercício da cidadania por meio da participação popular.

Presente em nove dos 11 postos do CIC na capital paulista e no interior, o Acessa SP já registrou neles mais de 790 mil atendimentos e possui mais de 380 mil cadastros de usuários — que sabem onde encontrar acesso livre e gratuito à internet e aos serviços públicos de qualidade e de interesse comunitário.

Para o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, a parceria entre os dois programas do Governo do Estado vai além da oferta de serviços para o cidadão. “Mais que isso, a iniciativa do Governo nesta união mostra o apoio que o cidadão paulista encontra para seu desenvolvimento pessoal, profissional e, principalmente, social, dentro e fora de sua comunidade”, diz Zaia.

De acordo com Tatiana Rachel Campos, da Coordenação do CIC, o Acessa SP é um dos serviços que mais possuem demanda nos Centros. “Essa parceria é de fundamental importância, pois por meio dela levamos inclusão digital e acesso à internet para regiões de alta vulnerabilidade social”, afirma.

Usuários encontram um mundo de informações, sempre com orientação de monitor capacitado

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa que visa proporcionar à sociedade os seus direitos por meio da participação popular e garantir formas alternativas de acesso à Justiça. Os centros estão instalados em postos fixos localizados em áreas de alta vulnerabilidade social da capital e do interior do Estado.

As unidades oferecem palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, inspiradas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Nos CICs também são emitidos documentos pessoais e promovidos cursos e eventos em parceria com diversos órgãos.

Entre os principais projetos destacam-se a “Jornada da Cidadania”, o “Sabadania”, o “Educação para Cidadania”, as “Mini-Jornadas” e os “Casamentos Comunitários”, com ações de cidadania, cultura e lazer de forma itinerante em diferentes locais.

Serviço: Saiba onde encontrar os postos do Acessa São Paulo nas unidades do CIC:

CIC Itaim Paulista- Leste

Rua Padre Virgílio Campello, 150

Encosta Nobre- Itaim Paulista

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Oeste- Oeste

“José Soares da Silva”

Estrada de Taípas, 990

Jardim Panamericano- Jaraguá

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Jova Rural- Norte

Rua Ari da Rocha Miranda, 36

Jova Rural- Jaçanã

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Feitiço da Vila

Estrada de Itapecerica, 8.887

Capão Redondo

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Francisco Morato

Av. Tabatinquera, 45

Centro- Francisco Morato

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Ferraz de Vasconcelos

Av. Américo Trufelli, s/n

Conjunto Residencial José Charcoli Mariel- Ferraz de Vasconcelos

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Campinas

Rua Odete T. Santucci Octaviano, 92

Bairro Vida Nova- Campinas

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Guarulhos

“Leonel Brizola”

Estrada do Capão Bonito, 53

Bairro dos Pimentas- Guarulhos

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

CIC Jundiaí

“Dr. Ary Fossen”

Rua Alceu de Toledo Pontes, Sn

CECAP 1- Jundiaí

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h âs 17h.

 

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *