O Acessa SP encerra o ano com excelentes resultados. Cumpriu o que foi proposto no Plano de Expansão do Programa e obteve reconhecimento internacional recebendo o Prêmio “Acesso ao Conhecimento”, da Fundação Bill & Melinda Gates, considerado o Nobel da inclusão digital.

O secretário de Gestão Pública, Davi Zaia (no centro), o Assessor Especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares, e o gerente do programa Acessa SP, Emilio Bizon, representando o Governo do Estado de São Paulo, recebem o prêmio “Acesso ao Conhecimento 2013″, da Bill & Melinda Gates Foundation, em Cingapura

Em números, o Programa alcançou a marca de mais de 740 postos ativos e outros mais de 170 em fase de implantação. Tudo isso mostra uma nova cara que o Acessa SP assumiu ao completar 13 anos de existência, em julho deste ano, graças a investimentos na melhoria de serviços oferecidos aos seus mais de 2,7 milhões de usuários cadastrados.

O secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, comemora as realizações. “Junto ao governador Geraldo Alckmin fizemos um investimento forte no Programa, que precisava de uma nova roupagem. As tecnologias se renovam a cada dia e é necessário acompanhá-las. Com isso, vieram o aumento de postos, a melhora da conexão e, principalmente, o aprimoramento no serviço oferecido ao cidadão paulista”, completa.

Avanços

Para o gerente do programa, Emilio Bizon, 2013 foi o ano da mudança e da modernização. “Conseguimos levar aos nossos usuários novos conceitos de ensino à distância, cursos e minicursos. Um grande desenvolvimento para o Acessa SP”, ressalta Bizon.

Gestão Integrada

O Programa conta desde maio com o Sistema de Gestão Integrada, que busca fortalecer relações e traçar diretrizes, processos e projetos para o futuro. São 25 projetos de gestão, entre eles: Capacitação, Desenvolvimento e Manutenção, Planejamento Central de Logística, Gestão e Implantação de Postos, Controle de Convênios, Internet e Comunicação, Tecnologia Social, Pesquisa Online e Web Educação.

 Super Acessa

Esse novo formato de posto, semelhante ao já existente no Parque da Juventude, na capital paulista, é mais amplo e servirá como pólo de formação de monitores, oficinas e palestras. Contará com escritório virtual, espaços colaborativos com acesso sem fio e espaço para os empreendedores. O primeiro será inaugurado na próxima sexta-feira (20) em Jaboticabal, na região de Ribeirão Preto.

Acessa UP

Oitenta postos do Acessa SP tiveram seus equipamentos substituídos por modelos novos, de última geração. Outros 33 Postos passarão por essa modernização.

 Acessa Livre 4.0

Atualmente, 219 postos do Programa possuem o sistema operacional 4.0, inteiramente acessível a deficientes visuais.  Além de oferecer benefícios de tecnologia, o sistema permite o acesso do deficiente a serviços públicos e conteúdos educacionais.

 Acessa Turbinado

Aumentar a velocidade de conexão dos postos do Acessa SP, melhorando também a qualidade dos links, é o maior objetivo do Acessa Turbinado: 692 Postos (93,6% do total) já contam com conexão dedicada de 2 Mb.

Acessibilidade

Uma importante meta do Acessa SP é adequar todos os postos para receber os portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida, com rampa, corrimão, porta para cadeirantes e banheiro exclusivo. Metade deles já está acessível (373 Postos) e outros 366 já estão em processo de adequação.

 Comunicação Visual

72,7% dos postos ativos possuem a nova comunicação visual do Programa, com conteúdos gráficos de nova linguagem, como cartazes, banners e panfletos.

 Acessa Rural

Quatro Postos já foram implantados. em comunidades e assentamentos rurais, carentes de serviços públicos, que não possuem acesso à internet. Desta forma o programa cumpre a importante função de abrir e manter espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet. Outros 43 Postos serão implantados.

 Acessa Sem Fio

Em 2013 os pontos wi-fi para acesso livre à internet também aumentaram. Já são 100 unidades em funcionamento e outras 242 em implantação. A meta é chegar a 342 localidades.

Ampliação

Novos convênios foram assinados para a futura instalação do Acessa SP em mais 80 municípios, alcançando 100% das cidades paulistas até 2014. São eles: Águas de São Pedro, Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Barueri, Bento de Abreu, Boa Esperança do Sul, Brejo Alegre, Cândido Rodrigues, Catiguá, Clementina, Colina, Dobrada, Embaúba, Embu, Estrela d’Oeste, Guaraçaí, Icém, Igaratá, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Itapira, Jambeiro, Jandira, José Bonifácio, Luiziânia, Magda, Marapuama, Meridiano, Monções, Monteiro Lobato, Motuca, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Castilho, Nova Europa, Nova Luzitânia, Novais, Óleo, Orindiúva, Oscar Bressane, Palmares Paulista, Paraibuna, Paraíso, Pariquera-Açu, Paulínia, Paulo de Faria, Poloni, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Bonito, Rinópolis, Rubiácea, Sales, Saltinho, Santa Branca, Santa Cruz da Esperança, Santa Lucia, Santana da Ponte Pensa, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Aracanguá, São Francisco, São João das Duas Pontes, Sud Menucci, Tabapuã, Tanabi, Tremembé, Ubarana, Uchôa, Uru, Valentim Gentil, Valinhos, Vista Alegre do Alto e Vitória Brasil.

Governador Geraldo Alckmin assina convênios do Acessa SP com 80 municípios

Novo Catálogo de Postos

Acompanhando a expansão do Programa, o portal oferece o novo Catálogo de Postos, inteiramente atualizado, com um novo visual e diferentes possibilidades de consulta.

Capacitação

Em 2013 foram realizadas 29 capacitações de monitores, com o objetivo de trocar conhecimentos e apontar questões que proporcionem a melhoria contínua do Programa. Entre elas, capacitações de módulo único, como conteúdo padrão do Programa, além dos treinamentos que contemplam as parcerias do programa com o Poupatempo, o Sebrae SP, a Receita Federal e o Banco do Povo e de módulo “Acessinha”, específico para monitores que atuarão neste modelo de Posto.

Em 2013, foram realizadas 29 capacitações de monitores

Termos de Cooperação

Através dos termos de cooperação técnica, o Acessa SP celebrou parcerias com o Sebrae-SP, Fundação Memorial da América Latina e Banco do Povo Paulista.

A cooperação com  Sebrae-SP estabelece a capacitação dos usuários do sistema Acessa SP através de conteúdos específicos de empreendedorismo desenvolvidos pela instituição.  No total, são oferecidos mais de 100 cartilhas sobre como montar um negócio e 41 cursos à distância, sendo 30 para pessoa jurídica e 11 para pessoa física, envolvendo diversas áreas de conhecimento, como finanças, marketing, administração e inovação. O conteúdo está disponível nos sites do Sebrae-SP e do Acessa SP.

Já o termo de cooperação assinado entre Acessa SP e a Fundação Memorial da América Latina garante o uso do espaço físico para a realização de capacitações e atividades do Programa.

A parceria com o Banco do Povo Paulista coloca à disposição, no portal do Acessa SP, os 10 cursos de empreendedorismo oferecidos pelo Banco do Povo SP e também instruções de como recorrer a linhas de financiamento sem burocracia e com taxas reduzidas, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.

Catraca Livre

Neste ano, o Acessa SP, em parceria com o site Catraca Livre, criou o Acessa Cidade. A partir do portal do Acessa é possível consultar eventos, museus, equipamentos e inúmeras opções culturais gratuitas disponíveis num raio de 1 km do posto onde se encontram, com conteúdo elaborado e mapeado pela plataforma do Catraca Livre (disponível apenas para a Região Metropolitana de São Paulo).

Ponline
A 11ª edição da pesquisa online, realizada anualmente em todos os postos, é um dos maiores levantamentos do gênero no Brasil. A Ponline traça um perfil completo dos usuários, além dos hábitos de utilização da internet em São Paulo. A participação é facultativa e as respostas são coletadas de forma anônima. Esse ano foi realizada de 2 a 7 de dezembro.

Prêmio Acesso ao Conhecimento

O Acessa SP foi premiado no dia 19 de agosto, em Cingapura, pela Fundação Bill & Melinda Gates, considerada a maior entidade filantrópica e de ajuda ao desenvolvimento do mundo. O prêmio, em sua 14ª edição, pode ser considerado o Nobel da inclusão digital.

O Acessa SP concorreu com outras 300 candidaturas de 56 países e ganhou o prêmio “Acesso ao Conhecimento”, no valor de US$ 1 milhão, que vem sendo investido diretamente no programa (expansão dos postos, compra de computadores, contratação e treinamento de monitores).

Além disso, a Microsoft, parceira da fundação, doou US$ 8 milhões em software para o Acessa SP como parte do compromisso da empresa com a cidadania global.

Prêmio Acessa SP 2013

A grande festa de premiação da 4ª edição do Prêmio Acessa São Paulo, realizada no dia 9 de outubro, em São Paulo, reuniu um público estimado em mais de 500 pessoas, entre elas monitores de todas as partes do Estado, além de prefeitos, vereadores e outras autoridades que lotaram o auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina.

Grande final do Prêmio Acessa SP reúne monitores, projetistas e autoridades de todo o Estado

Como novidade, esta edição trouxe uma grande inovação e contemplou a excelência de ações realizadas não só por monitores e projetistas, mas por prefeitos e vereadores, ampliando a parceria do Acessa SP com os municípios paulistas. Foram as categorias “Vereador Digital” e “Prefeito Parceiro”.

Além dessas, as categorias “Rede de Projetos” e “Monitor Destaque” completaram a premiação, que também contou com a participação do presidente da Microsoft Brasil, Mariano de Beer, e ainda de Marcos Barcellos, da Google Enterprise no Brasil, e Gilberto Dimenstein, jornalista idealizador do site Catraca Livre.

E para 2014, o programa continua avançando. “Os minicursos, por exemplo, ganharão novos temas, já com foco nos grandes eventos esportivos que o país receberá: a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016”, adianta o gerente Emilio Bizon. “Estamos nos preparando para um novo ano cheio de novidades”, finaliza.

 

 

Compartilhe!

Um comentário Acessa SP encerra ano de grande crescimento e reconhecimento internacional

  1. [...] também um balanço de todos os investimentos e conquistas do Acessa SP durante o ano de 2013. Compartilhe! Tagged with: Acessa Up • equipamento • modernização • [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *