O secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia, esteve em Jaboticabal, na região de Ribeirão Preto, na tarde desta sexta-feira (20), para inaugurar a primeira unidade do Super Acessa no interior paulista. O posto integra o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado.

Novo espaço está localizado na Rua Rui Barbosa, 327, no Centro de Jaboticabal

A cerimônia de inauguração também contou com a presença do gerente do programa, Emilio Bizon, e do prefeito de Jaboticabal, Raul Gírio, além do deputado federal Arnaldo Jardim e do diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, Admir Ferro.

O Super Acessa é assim chamado por ter um espaço físico maior, abrigar uma série de serviços adicionais e contar com uma infraestrutura diferenciada. Esta é a segunda unidade do gênero entregue à população paulista — a primeira delas está instalada no Parque da Juventude, na capital.

Equipamento foi inaugurado pelo secretário de Gestão Pública, Davi Zaia e pelo gerente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto, acompanhados do diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, Admir Ferro, do prefeito Raul Silva Gírio e do deputado federal Arnaldo Jardim

Para Zaia, esta é mais uma importante conquista à região. “Encerramos o ano de maneira brilhante ao inaugurar o novo Super Acessa, que chega para contribuir com o desenvolvimento do Programa e da região. Isso proporciona mais capilaridade ao Acessa SP, que está cada vez mais interiorizado pelo Estado”, comemora.

Um posto completo

“O Acessa SP é a grande plataforma de encontro com o cidadão. O conceito do Super Acessa reúne todos os serviços disponíveis no Programa. Além do Acessinha, há ainda espaço para realização de oficinas, escritório para estimular o empreendedorismo e uma infraestrutura maior, com mais salas e mais computadores”, explica o gerente do programa, Emilio Bizon.

Super Acessa está dividido entre salas de estudos e de estímulo ao empreendedorismo, espaço para oficinas e acessinha

O Super Acessa de Jaboticabal está localizado em uma casa climatizada no centro da cidade, com mais de 640 m² de área total e aproximadamente 240m² de área construída. A infraestrutura está preparada para realizar até 6 mil acessos mensais.

O local possui duas estações para monitores e 22 máquinas para o uso do cidadão e três impressoras. Conta com uma conexão à internet de 2 Mbps e, em breve, terá acesso sem fio gratuito, para proporcionar ainda mais comodidade para os jaboticabalenses.

O espaço foi inaugurado com o novo padrão de comunicação visual dos postos do Acessa SP e conta com o Acessinha, espaço destinado ao público de 4 a 10 anos de idade.

Acessinha oferece vídeo game, tablets, netbooks, jogos e TV para crianças de 4 a 10 anos

Luiz Augusto Faria de Avelar, 38 anos, vigilante no município, veio com o filho Lucas para conhecer. “A tecnologia fascina a nova geração e a velha também, que está sendo inclusa no mundo digital através de programas como este”, diz. “Vamos frequentar sempre. Enquanto aprendo novas técnicas para aplicar no uso próprio e também para empreender, meu filho se diverte com os jogos”, comemora o pai.

Quatro monitores estarão à disposição da população, além de um orientador no Acessinha e um responsável geral.

A acessibilidade também foi estudada para o novo posto, que possui rampa, corrimão, porta cadeirante e banheiro adaptado. Está equipado ainda com o sistema operacional 4.0, para o uso dos computadores por deficientes visuais.

Oficinas

Durante a inauguração o oficineiro e coordenador das oficinas no Parque da Juventude,Rubens Saito, demonstrou técnicas de estêncil e reciclagem de lixo eletrônico.  “A ideia é fazer com que as pessoas deixem sua marca registrada no local, ensinem e aprendam uma com as outras”, disse.

Inauguração contou com demonstrações de técnicas desenvolvidas nas oficinas de Estêncil e Reciclagem de Lixo Eletrônico

Aparecida de Jesus de Souza, 57 anos, mãe do monitor Elton, comemora a vinda do Super Acessa para o município. “Torcemos muito! Todos ganham, será uma grande oportunidade para que pessoas, como o meu filho, coloquem em prática o que gostam de fazer, e passem a ensinar outras crianças e jovens tirando-os da rua”, diz ela.

As primeiras oficinas do ano estão programadas para o mês de janeiro. “Inicialmente teremos três oficinas de férias: Padaria Artesanal, desenvolvida em parceria do Fundo Social de Solidariedade; Montagem e Manutenção e Informática Básica”, explica Luiz Fernando Leme, responsável institucional pelo postos do Acessa SP no município.

Acessa SP na região

Esta é a 28ª unidade a ser entregue na região administrativa de Ribeirão Preto, que contempla 24 municípios com o Programa Acessa SP. As cidades beneficiadas na região são: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal (3 unidades), Jardinópolis, Luiz Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto (3 unidades), Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serrana, Serra Azul, Sertãozinho, Taquaral.

Serviço:

Super Acessa de Jaboticabal

Local: Rua Rui Barbosa, 327 – Centro – Jaboticabal

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Acessa SP Casa do Trabalhador

Local: Rua Armanda Correia Guimarães, 101 – Jardim Alvorada – Jaboticabal Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Oficinas de Férias: os interessados devem efetuar suas inscrições a partir do dia 06 de janeiro, no próprio Super Acessa.

2 comentários para Jaboticabal ganha primeira unidade do Super Acessa do interior do Estado

1. preciso fazer segunda via rg da minha mãe, ela tem 70 anos,tem como facilitar o serviço