O ano começou e é chegada a hora de novas ideias serem colocadas em prática. Para isso, o Acessa SP oferece gratuitamente ao cidadão uma plataforma exclusiva para desenvolver, trocar e aprimorar conhecimentos: a Rede de Projetos.

“Rede de Projetos” potencializa o uso livre dos espaços tecnológicos através da criatividade e inovação

Atualmente são centenas de assuntos compartilhados por monitores e usuários do programa de diversas localidades do Estado. Os temas são criativos e variados e incluem assuntos de interesse social, como os voltados para as áreas da informática, religiosidade, turismo, empreendedorismo, saúde, arte e cultura, solidariedade, entre outros.

Além de incentivar um melhor aproveitamento da infraestrutura dos postos do Acessa SP, a iniciativa contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico das comunidades.

Projeto Padrinhos de Asas leva alegria no Natal para crianças carentes de Itapevi

“Entendemos que a inclusão digital vai além do oferecimento gratuito do acesso físico aos computadores e à internet, por isso, buscamos potencializar a apropriação tecnológica através do uso livre e criativo desses espaços”, explica Liane Lira, responsável pela Rede de Projetos na Escola do Futuro da USP, parceira do programa.

Projeto em Rede

Para ter o seu projeto em rede é fácil, basta escrever a sua ideia ou encontrar uma e adaptá-la à sua localidade. Qualquer pessoa ou grupo pode participar, entre elas, monitores, usuários, ONG’s, empresas, grupos de estudo, entre outras.  Alguns exemplos podem ser vistos no link da Rede de Projetos.

Capacitação

Para aprimorar suas ideias e saber mais sobre como usar a ferramenta, os monitores do Programa devem participar da capacitação da Rede de Projetos.

Assim, estarão aptos a criar, planejar, orientar e executar suas iniciativas. Durante a capacitação o monitor que já possui seu projeto em rede, pode revisar o processo, fazer melhorias e apresentá-lo para outros monitores, afim de que boas ideias sejam implantadas, também, em outros postos.

Capacitação prepara monitores para criar, planejar, orientar e executar projetos

A próxima capacitação do programa acontece do dia 28 ao dia 31 de janeiro, no Parque da Juventude em São Paulo. Para participar basta enviar um e-mail para a gestão do Programa e solicitar a convocação do seu nome.

Destaques de 2013

Em 2013 diversos projetos mereceram destaque pelo sucesso dos resultados alcançados. Os principais deles, reconhecidos e premiados foram o projeto Consultoras e Revendedoras Online, de Agudos, desenvolvido pela monitora Rosana Cristina dos Santos; o projeto Vivendo, Vendo e Ouvindo, de Maraba Paulista, da monitora Elizângela Aparecida de Souza; e o projeto RGM – Ribeirão Grande em Mapas – , do monitor Edil Queiroz De Araujo, de Ribeirão Grande.

No final do ano, o espírito solidário do Natal fez a diferença na vida de inúmeras pessoas, através de iniciativas que mobilizaram toda a comunidade como a da monitora do Acessinha do Parque da Juventude, Márcia Pereira da Silva, responsável pelo projeto Rede Padrinhos de Asas. A ideia proporcionou kits de Natal e momentos de alegria para crianças carentes da região de Itapevi.

Ferramenta promove solidariedade por meio de iniciativas sociais

Outro destaque foi o projeto Natal Acessa SP + Doces + Brinquedos + Sorrisos, desenvolvido em Capão Bonito pela monitora Ângela Santos. O projeto mobilizou moradores, comerciantes, empresas e usuários das redes sociais a doarem doces e brinquedos para as crianças mais necessitadas do município.

Em Itu, a Campanha de Natal Acessa Itu Centro – Doe um brinquedo e faça uma Criança Feliz, sensibilizou a população e ajudou famílias carentes a passarem um Natal mais feliz, graças à iniciativa das monitoras, Célia Regina Pereira e Jandira Teixeira Guimarães.

Serviço:
Para saber mais acesse a página da Rede de Projetos.

Escreva sua dúvida ou sugestão para o Fale com a Gente do portal Acessa SP.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *