Participantes da primeira capacitação são certificados pelo Programa

A primeira capacitação do ano do Acessa SP contou com a presença de 17 monitores de diversas localidades. Participaram inclusive, monitores de unidades que estão em fase de implantação como é o caso de Dois Córregos (Guarapuã-unidade rural), Magda, Nova Odessa, Osvaldo Cruz (Lagoa Azul-unidade rural) e Ubarana.

Para Luís Ricardo Gonçalves, responsável institucional pelo posto de Ubarana, município de 5.500 habitantes localizado na região de São José do Rio Preto, o uso de internet gratuita vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e do cidadão. “Será uma grande ferramenta de inclusão digital, com ela, o cidadão terá mais conhecimento e muitos benefícios serão revertidos para o município”, destaca.

Dois Córregos ganhará a segunda unidade do Acessa SP e a futura monitora Cibele Vaso Vasques aprova a iniciativa. “Será muito importante para o município e principalmente para jovens e crianças de Guarapuã, que poderão ocupar o tempo livre aprendendo com a inclusão digital”, diz. “A capacitação ampliou minha visão com relação ao Programa.”

Monitores desenham mapa bioregional durante capacitação

Também estiveram presentes monitores de Ibaté, Adolfo, Embu-Guaçu, Iperó, Itápolis, Boituva, Francisco Morato, Bom Prato Santos e Sete Barras. Sheila da Silva Mendes, monitora há 1 ano, participa pela primeira vez. “A capacitação abre um leque de oportunidades e ensina com profundidade tudo que o Programa oferece. Através destes conhecimentos, levamos para o município a imensidão de serviços disponíveis”, dia. “Participar da capacitação é essencial.”

Metodologia

Nos primeiros três dias a capacitação apresenta ao monitor antigo ou recém chegado, o que é o Acessa SP, como funciona e as oportunidades que o programa oferece ao cidadão. “o objetivo é falar de forma mais aprofundada sobre o programa, além de proporcionar a troca experiências entre os mesmos e a descoberta de novas possibilidades para atuar e interagir com os usuários”, explica a capacitadora Priscila Andrade.

O treinamento se encerra com a etapa Acessa + Poupatempo, também gerenciado pela pasta, e os serviços da Receita Federal. Neste dia os monitores tem a oportunidade de conhecer os diversos serviços públicos online oferecidos ao cidadão.

“A intenção é divulgar aos participantes todos os serviços disponíveis, que mostramos passo a passo cada um deles para que os monitores aprendam a pesquisar e consigam orientar outros usuários”, diz Zuleika Fagundes, da equipe de superintendência do e-poupatempo.

Os conteúdos apresentados envolvem noções sobre o Boletim Eletrônico de Ocorrência, pesquisa de CPF, Nota Fiscal Paulista, Título de Eleitor, entre outras utilidades.

“Para o cidadão, parcerias como esta resolvem muito o problema, pois muitos dos serviços realizados pela Receita Federal podem ser feitos nos postos do Acessa SP, isso evita que as pessoas tenham que se deslocar para outras cidades, uma vez que a Receita Federal é dividida por delegacias e o Acessa SP está presente em praticamente todas as cidades paulistas”, disse Eduardo Augusto Caimbra, instrutor da Receita Federal.

Serviço:

Os interessados em participar das capacitações devem enviar um e-mail para gestão do programa.

As capacitações ocorrem no Parque da Juventude, em São Paulo, localizado na Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – 1º andar (próximo à estação Carandiru do Metrô – Linha Azul).