Uma bela iniciativa para todo mundo começar 2014 inspirado! Em Mira Estrela, cidade de 2.820 habitantes na região de São José do Rio Preto, a monitora Leandra Pupio, do Posto local do Acessa SP, percebeu que as pessoas não sabiam descartar adequadamente o óleo de cozinha e resolveu transformar essa situação.

O óleo de cozinha já utilizado é altamente poluente e seu descarte deve ser feito de forma adequada para não contaminar o ambiente, sobretudo os cursos de água e o lençol freático. Melhor ainda de o óleo puder ser reciclado. Conscientizando os jovens da região com essa iniciativa, e potencializando a comunicação através do Acessa SP,  Leandra colocou a mão na massa e criou o projeto Ajunta Óleo.

Conheça mais sobre a iniciativa no vídeo abaixo e experimente replicar essa grande ideia na sua comunidade:

No projeto, os jovens vão até o Acessa SP e, com a ajuda da internet, descobrem o que podem fazer para reutilizar o óleo. Depois, passam de casa em casa recolhendo o óleo dos moradores e conscientizando-os sobre a importância do descarte adequado. Por fim, todo o material arrecadado é transformado em sabão em barra, que é doado para as pessoas carentes.

Parabéns, Leandra! E que tal se inspirar com essa ideia e, com a ajuda do Acessa SP, criar sua iniciativa de inclusão social? A Rede de Projetos aguarda a sua participação. Venha!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *