O Acessa São Paulo de Ilha Solteira, município da região de Araçatuba, oferece uma grande oportunidade para o público feminino do município: estão abertas as inscrições para as aulas de informática no Posto. A ação faz parte do premiado projeto “Mulheres Assentadas, Mulheres Antenadas”. As interessadas têm até o dia 21 de fevereiro para se inscrever.

Alessandra Pontes navega na internet graças ao projeto Mulheres Assentadas

Criada pela projetista Ana Luiza Peral há 11 meses, a iniciativa faz parte do portal Rede de Projetos, vinculado ao Acessa SP.

“Meu objetivo era criar algo que facilitasse as atividades diárias das mulheres assentadas. Percebi que com conhecimentos digitais é possível reduzir tempo e organizar as tarefas diárias dessas mulheres que, muitas vezes, são responsáveis por sustentar suas famílias e ainda desempenham a função de chefes de Associações de bairro”, explica Ana Luiza.

Segundo ela, além do domínio técnico é preciso mantê-las atualizadas quanto ao cenário nacional dos assentamentos: “Isso reflete diretamente na economia e no desenvolvimento social dos bairros e do município como um todo”.

A previsão é de que as aulas se iniciem já em março.

Resultados
Cerca de 15 mulheres já passaram pelo “Mulheres Assentadas, Mulheres Antenadas”. Uma delas é Irani dos Santos, moradora do Assentamento Santa Maria do Alagoa, que destaca o quanto o projeto facilitou sua vida.

Mulheres assentadas aprendem a usar a informática para organizar melhor suas tarefas diárias

“Ajudo meu marido na Associação de Bairro. Antes percorria 40 km pra vir até o Acessa SP escrever um texto, tinha medo de ligar o computador e não sabia mexer. Hoje faço tudo de casa. Pesquiso produtos, preços e me mantenho atualizada”, contou Irani.

Para participar do projeto basta comparecer ao posto do Acessa SP, localizado na Praça dos Paiaguás, nº 153 – módulo 3, com documento RG em mãos e manifestar o interesse.   

Rede de Projetos

A Rede de Projetos está vinculada ao portal do Acessa SP. São centenas de projetos inscritos que vão ao encontro dos interesses sociais. O material é inscrito por monitores e usuários de diversas regiões do Estado. A Rede de Projetos proporciona inúmeros aprendizados como, informática, religiosidade, turismo, empreendedorismo, saúde, arte e cultura, solidariedade, entre outros.

Para cadastrar a iniciativa, basta escrever a ideia e adaptá-la à localidade do posto. Qualquer pessoa ou grupo pode participar, seja monitor, usuário do programa, ONG’s, empresas, ou grupos de estudos. 

Serviço: As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de fevereiro, no próprio posto Acessa SP, localizado na Praça dos Paiaguás, nº 153 – módulo 3. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Para saber mais sobre a Rede de Projetos, clique aqui.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *