O Acessa SP oferece gratuitamente ao cidadão uma plataforma exclusiva para desenvolver e aprimorar conhecimentos: a Rede de Projetos.

O espaço virtual é utilizado para potencializar o uso dos centros tecnológicos através da criatividade e da inovação, aplicadas aos projetos compartilhados por monitores e usuários do programa. Os temas são diversos e abordam assuntos de interesse de todas as faixas etárias, como aqueles voltados para a inclusão digital na terceira idade.

Terceira idade busca nos projetos a oportunidade de se conectar e conhecer o ambiente virtual

“Inicialmente eles chegam para aprender a mexer no computador para interagirem com familiares e amigos de outras regiões. Nosso papel enquanto educadores é orientá-los de que a internet é muito mais que a rede social. É um espaço também para melhorar hábitos diários e condições de saúde, aumentar os níveis culturais, ambientais e econômicos da comunidade, e mais do que isso, estimular as pessoas a não caírem no sedentarismo”, explica o coordenador das oficinas do Acessa SP do Parque da Juventude, Rubens Saito.

Parcerias com Centro de Integração da Cidadania (CIC)

O Acessa SP possui parcerias com os Centros de Integração da Cidadania e está presente em diversas unidades, entre elas: CIC Campinas, CIC Feitiço da Vila, CIC Ferraz de Vasconcelos, CIC Francisco Morato, CIC Guarulhos, CIC Jundiaí, CIC Leste, CIC Norte e CIC Oeste.

No sentido de acompanhar os projetos em execução nestes postos, dar suporte e estimular a criação de outros, a equipe da Rede de Projetos do programa iniciou no último mês um trabalho diferenciado junto a estas unidades.

Monitores do CIC Guarulhos durante visita da equipe da Rede de Projetos

Os primeiros CICs visitados foram os de Guarulhos e Jundiaí, ambos com projetos voltados para a terceira idade. “Notamos que estes centros possuem um amplo espaço e o objetivo é aproveitar a infraestrutura destes postos e as ideias inovadoras para potencializarmos as iniciativas ali desenvolvidas”, explica Liane Lira, responsável pela Rede de Projetos.

Segundo ela, conhecer estas unidades é essencial para gerar novas ideias aos autores destes projetos. “Alguns espaços, como o CIC Jundiaí, por exemplo, são tão enriquecedores que podem até abrigar uma horta comunitária, o que possibilita ao grupo o desenvolvimento de pesquisas na internet sobre técnicas de cultivo e a aplicação na prática dentro dos próprios postos”, explica.

Outro CIC que recebeu orientação recentemente foi o CIC Campinas, que reativará a iniciativa “Idosos na Melhor Idade (Fase de aprender informática)”, no próximo mês.

“A atenção de uma equipe especializada traz confiança e apoio ao projetista. Além disso, a orientação personalizada oferece muitas ideias que podem ter aplicação imediata ou resultar em projetos novos no futuro”, diz Liane.

Você pode obter mais informações sobre a Rede de Projetos e conhecer outras iniciativas voltadas para a terceira idade clicando aqui.

É importante ressaltar que todos os projetos cadastrados permitem o compartilhamento e o uso da criatividade disponível com licença protegida pelo Creative Commons, organização sem fins lucrativos que autoriza uso do material desde que citados fonte e autoria.

Projeto em Rede

Para ter o seu projeto em rede basta encontrar uma e adaptá-la à sua localidade. Qualquer pessoa ou grupo pode participar, entre elas, monitores, usuários, ONGs, empresas, grupos de estudo, entre outras.

 Serviço:

Saiba mais sobre projetos voltados para a terceira idade:

CIC Guarulhos – Estrada Do Capao Bonito, 64 – Jardim Maria De Lourdes | Projeto Mulheres conectadas;

CIC Jundiaí – Rua Alceu de Toledo Pontes, S/N – Parque Cecap | Projeto terceira idade;

CIC Campinas – Rua Dona Otilia Anhert Pieri, 85 – Conjunto Habitacional Vida Nova | Projeto idosos na melhor idade

Compartilhe!

2 comentários para Parcerias e projetos promovem e incentivam inclusão digital na terceira idade

  1. Camila disse:

    Tem algum CIC em Santo Amaro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *