Terminou nesta terça-feira (11) o workshop de dois dias visando ao aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Integrada (SIG) do Acessa SP. O evento, realizado no Centro Paulus, em Parelheiros, Zona Sul da capital paulista, envolveu diretamente cerca de 30 pessoas, entre diretores, gestores, monitores e equipe de apoio da Prodesp e da Escola do Futuro da USP, parceira do Programa.

O workshop é a materialização de um processo que começou em maio de 2013 e deverá resultar naturalmente na certificação, ainda este ano, do sistema de gestão por uma instituição auditora da qualidade.

Segundo Emilio Bizon Neto, superintendente do Acessa SP, o workshop resultará em ações concretas cujo objetivo final é oferecer o melhor atendimento ao usuário,  “assegurando que a política pública e inclusão digital do Estado de São Paulo não é apenas permanente, mas está em contínuo aperfeiçoamento”.

“Redesenhamos todos os nossos processos mantendo nosso foco no cidadão, em consonância com a Secretaria de Gestão Pública (responsável pelo Programa) e a Prodesp, enxergando um norte muito claro, sabendo do muito que já fizemos e do muito que ainda há por fazer”, ressaltou. “Estabelecemos metas e indicadores para possibilitar a nossa melhoria contínua.” Assista abaixo ao vídeo com o superintendente do Acessa SP para saber mais:

“Percebi que foram redefinidas diretrizes que devem impactar a política em relação aos gestores e monitores”, concorda Yuri Ribeiro, monitor do Posto do Parque da Juventude, na capital. “Vamos conseguir aprimorar as falhas detectadas no ano passado e isso é bom.” Opinião semelhante tem Lisa Pereira, monitora de Ipuã. “Tivemos contato com pontos de vista semelhantes e foi possível ter uma noção de como cada um vê o Programa”, diz ela. “Isso é importante para  compreender o todo.”

O workshop foi conduzido pelo consultor Sávio Capelossi, da Magna Consultoria, que desde o princípio do processo tem estado à frente da implementação do SGI.

“Estamos implementando uma política da qualidade que se firma num tripé composto por desempenho nos processos e serviços, mais produtividade no uso dos recursos públicos e mais satisfação dos usuários”, resume. Assista abaixo ao vídeo com o consultor para mais detalhes sobre a importância da gestão integrada e seus benefícios no dia a dia:

Daniel Bellot, gerente de Planejamento e Operações do Acessa SP, destacou a profissionalização pela qual passou o Programa, que deixou um legado de novos produtos e serviços. O gerente de Tecnologia, Edson Bonucci, vê “um notável movimento de transformação” ocorrendo desde o início de 2013. “São sonhos de muito tempo se tornando realidade”, diz ele.

Pela Escola do Futuro, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa, Drica Guzzi, destacou a transparência como um valor fundamental do Acessa SP. “Trabalhamos pela inclusão digital de todos os paulistas tendo esse conceito em mente”, frisou. Drica apresentou uma prévia dos resultados da Ponline, a pesquisa online anual com usuários do Acessa SP, realizada em dezembro de 2013, a ser em breve divulgada para o público geral.

O coordenador do Acessa SP pela Escola do Futuro, Adílson Virno, enfatizou a “maturidade construída ao longo do tempo” e ressaltou que o Programa “firmou-se como a ponta-de-lança da maior política pública de inclusão digital do País”. “Temos 14 anos de história colhendo reconhecimento nacional e internacional e  um grande futuro pela frente”, aponta Virno.

Ao final, o workshop resultou na revitalização da missão, da visão e dos valores fundamentais do Acessa SP, relacionados a seguir. “Mas não é só isso. Temos ainda enormes desafios pela frente e a gestão integrada  nos permitirá enfrentá-los  com mais eficácia, oferecendo produtos melhores e mais atraentes e atendendo melhor o nosso usuário final, os nossos monitores e os nossos parceiros institucionais”, assegura Emilio Bizon Neto.

Confira os novos valores, visão e missão que nortearão o Acessa SP este ano:

Missão:

Garantir ao cidadão acesso às tecnologias para a promoção do desenvolvimento  econômico, social, cultural  e ambiental. Ser um canal de comunicação entre governo e cidadão na prestação de serviços e informações.

Visão:

Promover o acesso e uso de redes de conectividade em todo o Estado de São Paulo, sendo referência nacional e internacional no desenvolvimento do cidadão por meio da inclusão digital.

Valores:

• Respeito ao cidadão