Entrou no ar hoje o novo minicurso do Acessa SP: Turismo Receptivo. De olho na Copa do Mundo a ser realizada no Brasil em junho e nas Olimpíadas de 2016, o novo minicurso aborda as inúmeras possibilidades de receber o enorme contingente de turistas que deverá visitar o País, abrindo um leque de alternativas para os visitantes e tornando sua estadia proveitosa, alegre e cheia de possibilidades.

O secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia, cuja pasta é responsável pelo Programa, fez questão de gravar um depoimento em vídeo para marcar o lançamento do minicurso, que considera muito importante em face dos eventos de porta global que o Brasil sediará nos próximos meses. Assista abaixo:

Clique aqui e comece agora mesmo a cursar Turismo Receptivo.

O curso é apresentado em três lições e parte de premissas bem básicas, possibilitando que qualquer pessoa acompanhe as lições. “Acreditamos que o minicurso poderá ser bem aproveitado até mesmo por quem não vive numa das cidades-sede da Copa”, aposta Adilson Virno, coordenador do Acessa SP na Escola do Futuro da USP. “A ideia é fazer de cada cidade, por menor que seja, um ponto de atração turística em potencial, explorando as características únicas que possui.”

Na primeira lição, o minicurso mostra noções de como apresentar a cidade ao turista. A premissa é de que os visitantes devem conhecer um lado do País que vai muito além dos cartões-postais e estereótipos. Há sugestões de locais consagrados para visitar na capital paulista  e outros não considerados tão “turísticos” assim, mas apesar disso não menos interessantes para os visitantes, como feiras-livres, parques e padarias.

A segunda lição é dedicada às diferenças culturais, que podem ser uma ponte ou uma barreira entre as culturas. Sutilezas, pequenos detalhes e curiosidades podem deixar mais fácil e confortável a vida de quem recebe e de quem visita — ou transformar a experiência da viagem num pesadelo. “Nesta etapa é importante observar os costumes, aprender mais sobre a cultura de quem nos visita e assim saber mais sobre a nossa própria cultura, celebrar a diversidade”, pontua Virno.

Para celebrar a diversidade é preciso prestar atenção nas diferenças culturais

Informações práticas sobre como organizar um passeio são o tema da terceira e última lição. Detalhes como itinerário, anotações, planejamento e até mesmo a previsão do tempo são informações fundamentais para que  o passeio transcorra sem imprevistos e a passagem do visitante seja prazerosa. “Afinal, todos queremos que o visitante  fique com vontade de voltar. A indústria do turismo é hoje uma das mais importantes do mundo e, num País como o nosso, ela precisa ser melhor explorada. É esse o nosso objetivo com esse curso”, prossegue Virno.

Saber como melhor apresentar a cidade é uma das lições básicas do minicurso

Ao fim de cada lição estão disponíveis um quadro com dicas complementares e links externos relacionados a cada tópico e um pequeno teste para fixar seus conhecimentos.

Confira agora o novo minicurso Turismo Receptivo e fique ligado. Vem muito mais novidade por aí.

Bom aprendizado!

Compartilhe!

Um comentário Saiba mais sobre ‘Turismo Receptivo’, novo minicurso já disponível no site do Acessa SP

  1. João A Dias Ramos disse:

    Equipe Escola do Futuro – Adilson Virno e Davi Zaia; fiz o curso de Turismo Receptivo e achei muito legal, pela clareza e atos simples que nós como principiantes no turismo temos que aprender. Uma cidade como Piraju, linda por natureza, pela exuberância do Rio Paranapanema, não pode ficar de fora das informações deste mini curso “Turismo receptivo”. ” Come visit our Wanderland”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *