Considerada pelo Estado de São Paulo uma estância turística, Paraguaçu Paulista é uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, próximo à região de Assis. Além de ser um lugar de belas paisagens, o município quer ser reconhecido por uma conquista: oferecer inclusão digital para todos.

Percebendo o interesse da terceira idade em aprender a utilizar o computador e navegar na internet, a monitora Ana Paula Faustino, do posto do Acessa SP em Paraguaçu Paulista, não perdeu tempo e pensou numa solução para atender a essa demanda: o projeto Melhor Idade na Era Digital.

As aulas são realizadas  duas vezes por semana, exclusivamente para pessoas maiores de 60 anos. Desta forma a monitora aproximou do Posto o público interessado – que antes não tinha nenhuma noção de informática – para aprender desde os conceitos básicos de utilização de um PC até o uso de aplicativos online.

E o projeto, que começou com apenas uma turma, cresceu tanto que hoje são seis classes com uma média de 20 alunos em cada. Como explica Ana Paula, a iniciativa aumentará mais este ano: “Temos duas turmas formadas, quatro em andamento e mais quatro para começar”.

Alunas da ação ‘Melhor Idade na Era Digital’ comemoram o aprendizado

Para a monitora, as surpresas vieram com a repercussão das aulas e o benefício que trouxeram na saúde dos estudantes: “O projeto tem dado tão certo que resultou numa reportagem na imprensa local, pois ele vai muito além da inclusão digital e tem um impacto positivo na qualidade de vida dos alunos”, conclui.

Se você gostou da ideia e quer acompanhar mais de perto, pode conferir as postagens da monitora no blog do projeto!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *