Em Ribeirão Grande, cidade com pouco mais de 7 mil habitantes que fica entre as regiões de Capão Bonito e Itapetininga, o monitor Edil Queiroz de Araújo percebeu que a tal da inclusão digital – pedra fundamental do Acessa SP – era muito mais do que simplesmente trazer o público para usar os computadores de seu Posto. Identificando um universo de possibilidades, Edil não pensou duas vezes e resolveu transformar os seus conhecimentos numa ação para ajudar outros monitores.

Edil conheceu a Rede de Projetos, iniciativa do Programa que mobiliza usuários e monitores para implementar os mais variados tipos de projetos, e tirou do papel a ideia de um programa que facilitaria o monitor nas tarefas diárias. É o Monitor Virtual.

“Por gostar de programação [de computadores] e, devido aos conhecimentos que adquiri, vi que poderia oferecer uma sugestão para melhorar o Acessa SP, através de um projeto que aplicaria meus conhecimentos em benefício do local e de demais Postos”, afirma Edil sobre os motivos que o levaram ao desenvolvimento do programa.

O monitor Edil Queiroz recebe o reconhecimento de suas iniciativas pelo superintendente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto

O Monitor Virtual é um auxílio para as atividades rotineiras dos monitores. Ele controla os atendimentos, as máquinas que estão em uso, a fila de espera, os cadastros e gera também as estatísticas de rendimento do posto.

E onde entra a inclusão digital nessa história? O projetista percebeu que o melhor conhecimento é aquele compartilhado e disponibilizou na página do projeto (recentemente atualizada e em constante atualização), o programa para download. Edil incentiva que outros monitores baixem o programa, utilizem seu projeto e deem feedbacks para que possa sempre atualizar e colocar mais funcionalidades.

A iniciativa deu tão certo que Edil ganhou troféus em duas categorias na 9ª edição do Prêmio Mario Covas – ‘Cidadania em Rede’ e ‘Excelência do Gasto Público’.  Além disso, o Monitor Virtual foi finalista do Prêmio Acessa SP em 2012.

É isso aí, Edil! Parabéns pela iniciativa!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *