Faltam algumas semanas para a Copa do Mundo de Futebol e os 762 Postos do Acessa SP distribuídos por todo o Estado não vão deixar essa bola passar em branco. Que tal conhecer uma seleção de três iniciativas da Rede de Projetos que têm tudo a ver com esse momento?

1. Histórias de Todas as Copas do Mundo

Em Borborema, cidade a 390km da capital paulista, o monitor João Antonio Pinto teve uma ideia: além de torcer, por que não conhecer melhor o evento? Com a ajuda da prefeitura, o monitor visitou as escolas públicas do município convidando jovens a participar da ação Histórias de Todas as Copas do Mundo.

Na iniciativa, crianças e adolescentes pesquisarão sobre o torneio na internet, sempre utilizando os computadores do Posto. Divididos em equipes, os jovens deverão montar uma apresentação sobre o evento. Os mais criativos ganharão uma visita ao Museu do Futebol, em São Paulo.

2. Copa do Mundo de Futebol – Da Teoria à Prática

E além de conhecer, que tal colocar o que aprendeu na prática? Este é o objetivo do projeto Copa do Mundo de Futebol – Da Teoria à Prática. Realizada pelo monitor Thales Ferrari dos Santos, da cidade de Franca, a ação propõe um misto de competição online com torneio de futebol.

No projeto “Bem-vindo à Copa do Mundo”, crianças e adolescentes decoram o posto do Acessa SP para receber o evento esportivo

Na primeira parte, crianças e adolescentes vão até o Posto e se inscrevem. Após a formação dos times, os envolvidos pesquisarão e conhecerão mais sobre o esporte e o evento mundial. Com a teoria na ponta da língua, os jovens se reunirão numa quadra poliesportiva e realização um campeonato regional.

“Vamos também montar um mural onde cada participante escreverá o que espera da Copa do Mundo do Brasil 2014, visando despertar o patriotismo e a emoção de torcer”, explica o monitor.

3. Bem-vindo à Copa do Mundo

E se os projetos acima se preparam para a comemoração, esta iniciativa prova que misturar futebol e inclusão digital pode dar samba certo. Diretamente de Flórida Paulista, município a 603 km de São Paulo, o monitor Leandro Martins dos Santos convidou a comunidade para torcer pelo Brasil no Posto do Acessa SP

Com a ação Bem-vindo à Copa do Mundo, as pessoas iam até o Posto, pesquisavam sobre a Copa e testaram o aprendizado numa gincana de conhecimentos. O Acessa SP foi todo decorado de verde e amarelo e os participantes receberam até certificado no final.

“No primeiro momento tivemos dificuldade de incentivar as crianças e adolescentes a aderirem ao projeto e frequentarem assiduamente os encontros nos dias definidos. No princípio, não havia empolgação, mas foi só realizarmos os primeiros encontros para surgirem mais e mais pessoas interessadas”, conta Leandro.