Mais de 60 unidades do Acessa SP estão localizadas em bibliotecas de diversos municípios paulistas. O posto do Acessa SP de Vargem Grande do Sul, na região de Campinas, instalado na Biblioteca Municipal “Victor Lima Barreto”, é um bom exemplo dessa parceria de sucesso.

Mais de 60 bibliotecas municipais contam com um posto do Acessa SP

Inaugurado em 2008, já realizou mais de 83 mil atendimentos. Possui sete computadores, acessibilidade para deficientes físicos, sistema operacional 4.0 —  que permite o uso dos computadores por deficientes visuais — e velocidade de conexão de 2MB.

Segundo o prefeito de Vargem Grande do Sul, Celso Itaroti, o prédio onde está localizada a biblioteca conta com várias dependências e inclui um acervo de mais de 30 mil livros, hemeroteca, sala de estudos, biblioteca infantil, auditório com videoteca, posto do Acessa SP e o recém inaugurado Acessinha.

“Temos trabalhado bastante para oferecer oportunidade para os moradores da cidade. Temos um movimento intenso de crianças, jovens e adultos. O Acessa SP dentro de um espaço tão nobre contribui com esse objetivo. Educação, cultura e conhecimento podem ser encontrados no mesmo local aqui em Vargem Grande do Sul”, diz o prefeito.

As parcerias com os municípios ajudam a aumentar a visibilidade das bibliotecas e possibilitar novos e melhores serviços para os usuários, explica Emilio Bizon Neto, superintendente do Acessa SP.

“As bibliotecas, espaços públicos tradicionais, que permitem a disseminação do conhecimento, ganham por contar com a infraestrutura e conteúdo de um programa reconhecido e premiado mundialmente”, prossegue.

Emilio explica que grande parte dos postos instalados em bibliotecas já passou pelas melhorias previstas no Plano de Expansão do Programa, como o Acessa UP — substituição dos equipamentos antigos — e Acessa Turbinado — aumento da velocidade da conexão de internet, permitindo uma navegação mais rápida e de qualidade.

Além dos avanços físicos e tecnológicos, o Acessa SP também conta com uma variedade de minicursos no portal e oferece ainda mais de 40 cursos de EAD (Ensino à Distância) através da parceria Acessa + Sebrae. Os cursos são inteiramente gratuitos e podem ser feitos por pessoas físicas e jurídicas.