Na última semana, seis agentes de inclusão digital estiveram reunidos na Capital paulista para a primeira capacitação módulo Acessinha. Essa foi a terceira turma de monitores que vivenciaram o processo de formação. O treinamento foi realizado de 8 a 10 de abril, no Super Acessa do Parque da Juventude.

Lilian Starobinas, coordenadora do Acessinha, fala sobre os cuidados que os monitores devem ter com o público infantil

Estiveram presentes monitores de Capivari, Nipoã e Vargem Grande do Sul. Entre eles, Micaelen Fernanda Garcia, Lucas Forti, Bruno Lima da Silva, Ana Paula da Silva Scarpel, Bárbara Milanez Pereira e Gabriele Azevedo Fernandes.

As atividades foram desenvolvidas pela equipe de Formação da Escola do Futuro da USP, com a coordenação de Lilian Starobinas e dos formadores Priscila Andrade e Tiago Vicente. No último dia, a capacitação contou com a participação da psicóloga Leana Naiman, que fez com que os participantes conhecessem melhor as características do público-alvo do Acessinha.

Monitores recebem dicas de como manusear equipamentos dentro do Acessinha

Durante a programação, os monitores conheceram detalhes da proposta do Acessinha, que envolve não só o uso dos equipamentos, mas também atividades coletivas de produção e reflexão sobre conteúdos da internet. Os participantes analisaram o potencial dos jogos e conteúdos digitais e os cuidados a serem tomados na aproximação das crianças a esse universo. Tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos com os quais trabalharão (tablets, netbooks, videogames e smartphones) e receberam orientações sobre regras e rotinas de trabalho. As atividades incluíram, também, um planejamento dos trabalhos a serem aplicados nos postos e análise geral do grupo.

“O encontro foi muito positivo. O Acessinha é um programa inovador, pois pretende oferecer às crianças não só acesso às tecnologias digitais, como também oportunidades de usá-las com criatividade e refletir sobre elas. Isso é um desafio e e exige uma certa ousadia de seus monitores, que tornam-se parceiros de nossa equipe, após esses dias de ensinamentos e debates. Esse é um grupo que mostrou abertura e maturidade”, destaca  Lilian Starobinas, coordenadora do Acessinha.

Monitores dos três municípios reunidos no espaço Acessinha do Parque da Juventude

O monitor Bruno Lima da Silva, de Nipoã, disse que volta para o município com uma outra visão do Programa. “Foi muito gratificante. Tive a oportunidade de conhecer a fundo o que é Acessinha e para que serve. Percebi que é um projeto valioso para a comunidade e que os ensinamentos transmitidos no decorrer da semana dará base para os trabalhos futuros”, explica. “É um orgulho acompanhar o nascimento desse grande projeto. Acredito que diante das dificuldades enfrentadas no mundo, oferecer e dar suporte para melhorar o futuro dessas crianças é essencial.”

Do dia 22 ao dia 25 de abril será realizada a capacitação mensal do Acessa SP, que aborda os módulos I, Rede de Projetos e Acessa mais. Para participar é preciso solicitar a convocação do participante ao seu respectivo gestor.

2 comentários para Acessinha forma nova turma de monitores em capacitação no Super Acessa do Parque da Juventude

1. Felipe Marcelo da Silva Castro disse:

Eu .
    Felipe Marcelo Da Silva Castro
    Queria Muito Saber Como Faço Pra Também Trabalhar Nesse Projeto Oque faço?

• Camila Lupetti disse:

Boa noite,

Caro Felipe, Obrigado pelo interesse em se candidatar a uma vaga para trabalhar no Programa Acessa São Paulo. Informamos que a contratação de monitores é realizada diretamente pelas entidades parceiras do Programa. Para mais informações, procure a direção da entidade do Posto que o Sr frequenta.

Att,

Equipe Acessa SP