O Flisol, maior Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, foi realizado pela primeira vez em Ilha Solteira. O local escolhido para a estreia do evento foi o Acessa SP.

Segundo Ana Luiza Peral, monitora do programa e organizadora do Flisol no município, o encontro proporcionou resultados bastante positivos para o Posto e para todo o Programa.

Encontro conta com a presença de diveross profissionais da área de tecnologia

Encontro conta com a presença de diversos profissionais da área de tecnologia

“Além de incentivar a instalação do software livre em diversos computadores, a iniciativa proporcionou uma ampla divulgação do Acessa SP”, destaca. Segundo ela, foi uma grande oportunidade para os munícipes saberem mais sobre a importância do Programa e os serviços oferecidos à população.

Software Livre e Acessa SP

A programação promoveu informações sobre o uso do software livre, bem como vantagens e benefícios, como o compartilhamento de conhecimentos e a produção livre de boas ferramentas. O último painel do dia teve a participação do analista de sistema da Prodesp Edmarques de Souza Dias, que palestrou sobre o tema “Desenvolvimento de software livre para o Acessa São Paulo”.

Analista da Prodesp explica as vantagens do uso do Software Livre

O Acessa SP conta com 772 postos instalados em diversos municípios do Estado de São Paulo e todas as máquinas do Programa fazem o uso do software livre. Segundo o especialista,  entre as vantagens alcançadas estão economia, liberdade no processo de mudanças e customizações, facilidade para a realização de acessos remotos, entre outras.

Para o palestrante, as informações apresentadas foram ao encontro do proposto pelo evento. “O objetivo foi disseminar a migração do software proprietário para o software livre. Mostramos que a ferramenta oferece o mesmo resultado final, porém feito de uma forma diferente”, diz o analista.

Para Ana Luiza, o objetivo agora é fazer do Acessa SP um local fixo para a realização do Flisol. “Queremos que o Acessa SP seja ponto de encontro oficial para a realização anual do Flisol e também para discutir novas tecnologias, ideias e iniciativas. Acredito nisto como uma semente para a construção de uma sociedade mais justa e economicamente viável, que contribui de forma sustentável e democrática com o desenvolvimento tecnológico do País”, conclui.

Ana Luiza, parceiros da ação e usuários durante o Flisol no Acessa SP

Ana Luiza, parceiros da ação e participantes no Acessa SP de Ilha Solteira

Flisol

O Festival foi realizado simultaneamente em toda a América Latina no último dia 26 de abril. A finalidade foi apresentar informações sobre o software livre através da exposição de painéis, filmes e palestras. Durante o festival também ocorreram diversas instalações do software em desktops, notebooks e pen drives de participantes. As instalações foram gratuitas e feitas por profissionais da área de tecnologia.

Entre os apoiadores da iniciativa em Ilha Solteira, estão membros de instituições pública e privada, como a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), a Escola Técnica (Etec) de llha Solteira, a empresa Júnior Alicerce e a Companhia de Processamento de dados do Estado de SP (Prodesp).

A comissão organizadora foi identificada por camisetas personalizadas com as marcas do Flisol, do Acessa SP e dos demais patrocinadores.

Serviço: 

Acessa SP de Ilha Solteira

Praça dos Paiaguas, 86 – Centro – Ilha Solteira

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *