O Acessa SP tem proporcionado, além do acesso gratuito à internet, inúmeras oportunidades para os cidadãos. A responsável é a Rede de Projetos, iniciativa criada para incentivar usuários e monitores a aproveitarem a infraestrutura dos Postos para o desenvolvimento das mais variadas ações.

Acervo é mantido por doações dos próprios usuários do Programa

Em Itu, município localizado na região de Sorocaba, a novidade que tem feito a diferença na vida dos usuários é o Projeto “Acessa Livro”, criado pelas monitoras Célia Pereira e Jandira Guimarães. A iniciativa consiste em uma biblioteca colaborativa, montada por meio de livros doados pelos próprios usuários.

Entre os resultados obtidos estão o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico ao cidadão.

Objetivo

O plano, que nasceu em 2008, é uma biblioteca comunitária que contém livros, revistas, gibis e dicionários. No local já há aproximadamente 500 exemplares, todos organizados em catálogos e separados por temas como, ficção, autoajuda, infantil, técnicos, enciclopédias, entre outros.

Já são 500 exemplares disponíveis, entre eles, livros, revistas, gibis e dicionários

“A ação é importante porque a leitura e o conhecimento proporcionam um leque maior de possibilidades para o cidadão e o seu desenvolvimento”, defende Célia Pereira.

Segundo as autoras, o espaço foi criado, também, para outras finalidades. “Nos preocupamos em deixar o posto mais aconchegante, acolhedor e convidativo aos frequentadores. Eles vem até a unidade para diversas atividades, entre elas, trabalhos escolares, pesquisas e leituras”, explica a monitora Jandira Guimarães.

Para ter acesso ao acervo, basta informar nome e RG e se cadastrar no Programa Acessa SP. Além das doações feitas pelos usuários, a biblioteca colaborativa conta, também, com o apoio da Biblioteca Municipal.

Todo o material foi catalogado e separados por temas

Qualquer pessoa pode realizar uma doação. Basta comparecer ao posto do Acessa SP Itu-Centro, localizado na Praça Gaspar Ricardo, 70 – Centro – Itu. A unidade possui 3.445 usuários cadastrados e já realizou mais de 85 mil atendimentos.

A ação está disponível, também, na Rede de Projetos. Quem tiver interesse em levar a ideia para seu município, basta acessar Projeto Acessa Livro.

O município tem à disposição da população outras duas unidades do Programa, os postos “Cidade Nova” e “Prefeitura”.

Rede de Projetos

Para ter um projeto em rede, basta encontrar uma ideia e adaptá-la à necessidade local. Qualquer pessoa ou grupo pode participar, entre elas, monitores, usuários, ONGs, empresas, grupos de estudo, entre outras.

Serviço:

Rede de Projetos

Para saber mais sobre a Rede de Projetos acesse.

Acessa SP Itu

Biblioteca Comunitária – Acessa SP Itu Centro

Endereço: Praça Gaspar Ricardo, 70 – Centro

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Acessa SP Itu Cidade Nova

Endereço: Rodovia Waldomiro Correa De Camargo, 14 – Vila Martins

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h;

Acessa SP Itu Prefeitura

Endereço: Avenida Itu 400 Anos, 111 – Itu Novo Centro

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.