Em Piraju, estância turística da região de Sorocaba, a conscientização ambiental está sendo despertada por meio de uma iniciativa que nasceu no posto do Acessa SP.

Iniciativa foi responsável pelo plantio de 250 mudas no município

O responsável pela ação foi o monitor João Dias Ramos, autor do projeto “Plante uma árvore onde não tem”, cuja proposta inicial era aumentar o número de árvores na cidade e com isso, a qualidade de vida da população.

Segundo o monitor, Piraju já foi considerada referência em arborização devido à quantidade de árvores existentes. “O município chegou a ser conhecido como ‘Cidade Jardim’. Queremos resgatar essa característica e despertar a conscientização ambiental em todos, desde os mais jovens até os mais adultos”, destaca o responsável.

Piraju comemora o mês do meio ambiente com conscientização e responsabilidade

Para colocar a iniciativa em prática, o monitor apoiou-se na Rede de Projetos do Acessa SP, uma plataforma oferecida gratuitamente ao cidadão com o objetivo de desenvolver, trocar e aprimorar conhecimentos.

Responsabilidade social

O projeto nasceu dentro do posto Acessa SP. O primeiro passo foi a realização de uma pesquisa relacionada ao tema. Nesta etapa, 10 perguntas foram respondidas por usuários do posto, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares e instituições de âmbito público e particular.

Projeto conta com a participação de estudantes, pais, empresários e autoridades pirajuenses

Cerca de 1,5 mil pessoas responderam as questões. As respostas foram tabuladas, e os pontos críticos apresentados e discutidos nas escolas participantes. Em seguida, autoridades do município foram conscientizadas da importância de colocar em prática um novo plantio de árvores na cidade.

Cidade revitalizada

A ação totalizou o plantio de mais de 250 mudas no município. Entre elas, espécies próprias para arborização urbana, como oiti, quaresmeira, ipê, entre outras. Todo o plantio foi feito com acompanhamento técnico da Prefeitura local, sendo a maior parte realizada ao redor das escolas e praças. Aproximadamente 600 pessoas e mais de 20 parceiros aderiram à ação, entre eles escolas municipais, estaduais e particulares de Piraju, empresas privadas e públicas, como Floriculturas, Universidades, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Departamento de Esportes e Lazer, imprensa local, entre outros.

Objetivo do projeto é revitalizar a arborização e resgatar a característica local

Para comemorar os bons resultados do projeto, uma festa foi realizada no último dia 4 de junho, organizada pelo projetista e participantes. O evento contou a presença maciça da população, que conferiu a exposição de trabalhos escolares relacionados ao tema e receberam mais de 140 mudas para o plantio, entre elas, araucária, eucalipto, café, lichia e outras espécies frutíferas, como pitanga e ameixa. Em troca, foram arrecadados mais de 100 litros de leites em prol da Associação do Câncer de Piraju. Registros fotográficos de aves nativas de Piraju e diversas espécies de orquídeas também foram expostos no local.

Alunos das escolas envolvidas aproveitaram a ocasião para entregar uma carta ao prefeito sugerindo a continuidade das ações em prol do meio ambiente.

O plantio das mudas seguiu até a última segunda-feira, dia 9. “Nosso próximo desafio é montar uma comissão para acompanhar o desenvolvimento destas novas árvores no município”, finalizou o monitor.

Rede de Projetos

O Acessa SP está presente em 633 municípios do Estado, no total são 783 pontos ativos e outros 189 em implantação.

O Programa tem como principal missão, garantir inclusão digital, aproximar o cidadão do governo e oferecer serviços gratuitos que promovam o desenvolvimento social, econômico do Estado. Para isso, um dos meios utilizados é a Rede de Projetos, uma plataforma gratuita oferecida ao cidadão com o objetivo de desenvolver, trocar e aprimorar conhecimentos. São quase 2 mil projetos executados nos postos, entre os temas estão: informática, religiosidade, turismo, empreendedorismo, saúde, arte e cultura, solidariedade e meio ambiente.

Serviço:

Conheça o projeto “Plante uma árvore onde não tem”.

Um comentário Acessa SP promove plantio de árvores em Piraju

1. Marcia Regina Lino de Souza disse:

Boa Tarde, que está semente plantada como idéia e como açao continue por que , precisamos muito desta iniciativa,Muito obrigado pela sua iniciativa,Marcia e Luis de Itaí.Um abraço