O Acessa SP promoveu na última semana, duas novas capacitações para profissionais que atuarão como agentes de inclusão digital em suas unidades.

No total, 33 novos monitores foram capacitados, sendo 15 no Poupatempo de Diadema e outros 19 de diversos postos do Estado.

Nova turma de agentes de inclusão digital capacitada

A formação incluiu a participação de monitores que atuarão nos seguintes postos: Poupatempo Diadema, Águas de Lindóia, Bertioga/Praia de Boracéia, Bertioga/Vicente de Carvalho, Bom Prato Tucuruvi, Braúna/Aldeia Indígena Icatú (unidade rural), CIC Guarulhos, CIC Jundiaí, EMTU Pref. Magalhães Teixeira, EMTU Diadema, Estiva Gerbi, Nova Europa, Santos/Chico de Paula, Santos/Mercado Municipal, Parque da Juventude, São Bernardo/Sonho de Criança e São Bernardo/GEVU.

“As capacitações contribuem para o fortalecimento do Sistema de Gestão da Qualidade e motivam monitores a prestarem um serviço de excelência, por meio do conhecimento de todas as ferramentas existentes e recursos oferecidos”, diz a formadora Priscila Andrade.

Monitoras do posto EMTU Diadema e supervisora Ellen com os formadores do Acessa SP

As capacitações preparam monitores para atuarem em Postos do Programa espalhados por todo o Estado, desde os grandes centros até as comunidades mais distantes.

As monitoras Thaís, Ana Paula e Fernanda atuarão no posto da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) Diadema.

“Recebemos orientações fundamentais para prestar um atendimento qualificado ao cidadão e explorar novas oportunidades, de acordo com a realidade local de cada posto”, explicam.

Acessibilidade e inclusão

Com o compromisso assumido pelo Governo do Estado durante o anúncio do Plano de Expansão do Programa, em junho de 2013, o Acessa SP se faz presente em 100% do Estado, o que garante a inclusão digital para todos. Postos do Programa estão sendo instalados em regiões mais distantes, inclusive nas comunidades indígenas.

(da esq. para a dir.)
Monitores Amauri, da Aldeia de Icatú, André, Silvia, Larissa e Kaique

Neste mês, um monitor de uma comunidade indígena foi capacitado para atuar em uma das unidades do Programa, levando inclusão digital também para a sua comunidade. O índio Amauri Pedro tem 20 anos, pertence à etnia Kaingang, estuda enfermagem e será responsável pelo Acessa SP da Aldeia de Icatú, posto que será inaugurado em breve. A comunidade indígena Icatú está localizada na zona rural do município de Braúna, região de Araçatuba.

Segundo ele, a inclusão digital beneficiará as 40 famílias que lá residem, cada uma com cinco ou seis integrantes pertencentes às etnias Terena, Krenak e Kaingang. “Será inovador para a comunidade. Apenas uma família tem computador e somente os mais jovens acessam internet por seus aparelhos celulares”, conta.

Mapa bioregional da Aldeia de Icatú, zona rural de Braúna, que receberá Acessa SP em breve

O posto colocará à disposição da comunidade cinco estações para seus novos usuários. Amauri acredita que a novidade vai mudar a realidade local. “Vai ajudar muito, principalmente estudantes e trabalhadores da lavoura e artesãos, que poderão fazer suas pesquisas pela internet, aumentar seus conhecimentos e até suas fontes de renda”, diz.

O Acessa SP se faz presente em 102 comunidades rurais, sendo que 33 delas já contam com postos ativos do Programa e outras 69 com unidades em implantação. Além de Icatú, a comunidade indígena de Aribá, localizada na zona rural de Avaí, também está entre os postos a serem implantados pelo Programa.

As unidades rurais do Acessa SP têm a função de incentivar pequenos e médios agricultores rurais a fomentar o empreendedorismo em regiões carentes de alternativas de emprego e renda.

O Programa totaliza 830 postos ativos e 188 em implantação no Estado.

Serviço:

Para saber qual a unidade do programa mais próxima, acesse o Catálogo de Postos do Acessa SP

3 comentários para Acessa SP capacita monitores de diversas regiões do Estado

1. lazara disse:

pENA que não pertenço + a essa grande familia! N os quatro anos que fiz parte dela só tenho a agradecer.

2. lazara disse:

Tudo que for para melhorar o serviço, será sempre bem vindo

3. carlos coutinho disse:

Gostaria que enviasse para meu email sobre as condições para ser monitor do acessa São Paulo.
    Grato