O Acessa SP participou no último mês de um projeto transformador em Espírito Santo do Pinhal,  localizado na região administrativa de Campinas.

A ação promete inovar a educação nos municípios paulistas, por meio do uso da internet e das inúmeras tecnologias digitais oferecidas. A ideia surgiu através de uma conversa entre o Acessa SP e o Instituto Ciência Hoje, entidade nacional, que há 32 anos divulga os avanços da ciência no país.

Projeto estimula aprendizado por meio do uso da internet e de ferramentas digitais

A iniciativa quer estimular a educação por meio de jogos virtuais, softwares e revistas eletrônicas, como uma nova metodologia de ensino. Tal ideia ligada à aprendizagem foi então incorporada à Rede de Projetos do Acessa SP – plataforma digital que age como aglutinadora e transformadora das boas ideias.

Por sua vez, a Prefeitura de Pinhal, junto à diretoria de Educação do município, abraçou o projeto e aceitou o desafio de ser a pioneira da ação no estado.

O piloto recebeu o nome de “Pinhal Educa”  e, com pouco mais de dois meses, já resultou em inúmeros benefícios para professores, pais e alunos.

Inclusão digital nas escolas possibilita a criação de projetos focados na sustentabilidade e na conscientização ambiental

Pinhal Educa

O “Pinhal Educa” foi adotado por três escolas municipais: Profª Maria Aparecida Tamaso Garcia, Prof. João Batista Tamaso e Profª Irene Oliveira Pereira, e contou com a participação efetiva de cerca de 400 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Para o seu desenvolvimento, laboratórios de informática das escolas receberam a implantação dos novos conteúdos e passaram a ser utilizados com frequência. A metodologia inclui conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, e conta também com jogos, passatempos, experimentos e até aventuras espaciais.

Alunos utilizam tecnologia digital para projetar estudos sobre água, clima e reações da natureza

Desta inovadora mudança resultaram 13 novos projetos, de autoria dos próprios alunos e professores. Os temas abordam assuntos atuais, como a preservação da água, as ondas de calor, os fenômenos naturais, entre outros.

Todos os trabalhos contaram com o uso de ferramentas digitais para a sua realização, como aplicativos multimídia, animações e jogos educacionais.

Um novo olhar

Segundo os alunos, a novidade contribuiu muito para a memorização dos ensinamentos. “É bem mais interessante do que ficar só na sala de aula. As imagens e os jogos ajudam a lembrar das respostas na hora da prova”, explica o aluno Eliel da Silva Andrade Zuin, de 9 anos. “Gostei muito, aprendi palavras mais difíceis e participei de experiências interessantes, como por exemplo, transformar água salgada em doce”.

Familiares, educadores e autoridades acompanham apresentação de projetos realizados pelos alunos

E não só os alunos foram motivados, como também os educadores ampliaram os recursos utilizados nas salas de aulas. Os pais também tiveram participação efetiva, apoiando os experimentos realizados em casa, como produção de vídeos e fotos para os projetos.

“Quando o assunto é tecnologia, percebemos que muitas vezes eles sabem mais do que a gente. A nossa participação é uma forma de apoiarmos e aprendermos junto”, comenta Sandra Paula Corsi, mãe de um aluno participante.

Acessa SP

O Acessa São Paulo foi mais que um intermediador no processo. Além da Rede de Projetos, ele apoiou a iniciativa em diversas frentes, entre elas, na promoção de oficinas multimídias aos alunos e professores das escolas. “Foi um projeto piloto, que trouxe resultados surpreendentes e reforçou a ideia de que a tecnologia digital pode e deve ser explorada dentro dos ambientes escolares”, explica o superintendente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto.

Segundo o superintendente do Acessa SP, o próximo passo é estudar a real implantação do projeto e buscar parcerias para disseminação da ideia no estado.

Em Pinhal, alunos e familiares podem acessar os conteúdos digitais nos postos do Acessa SP do município.

Serviço:

PROJETO PINHAL EDUCA

REDE DE PROJETOS

POSTOS DO ACESSA SP NO MUNICÍPIO

Acessa SP centro: Av. Oliveira Motta, nº 1 – Centro | Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Acessa SP rural: Rod. Vicinal, Dr. Agenor Mondadori, Km 3,3 | Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Um comentário Acessa SP participa de projeto de aprendizagem em Espírito Santo do Pinhal

1. Fran disse:

Quero parabenizar à todos! O projeto é ótimo, estou buscando idéias para acrescentar ao curso Introdução à Informática para adutos. Agora eu preciso de ajuda para montar algo para crianças também, muitas mães tem me procurado buscando um curso para seus filhos. Se tiverem alguma idéia me mandem por favor, obrigada desde já. Um abraço