Quando o assunto é tecnologia social e inclusão digital, o Acessa SP está sempre envolvido. Em Espírito Santo do Pinhal, município da região administrativa de Campinas, localizado a 202 quilômetros da capital do Estado, alunos e professores acabam de ganhar uma importante iniciativa que promete impulsionar a educação na cidade.

A Rede de Projetos Acessa SP divulgará conteúdos desenvolvidos por alunos e educadores

O Projeto Ambiente de Aprendizagem Científico e Tecnológico (AACT) consiste em conteúdos digitais exclusivos, que contribui diretamente com a aprendizagem nas disciplinas de português, matemática e ciências, destinados a educadores, estudantes e famílias. Para colocar a ação em prática, professores de três escolas municipais passam por uma formação específica para o uso destes conteúdos.

Tecnologia sociodigital

O projeto piloto teve início em agosto, com a participação de 390 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do município, que receberam um novo ambiente para a construção do conhecimento. O lápis, o caderno e o giz ganharam o reforço de jogos educativos, revistas digitais e softwares educacionais hospedados no portal “Pinhal Educa”. Esses conteúdos são articulados com o currículo de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Estão disponíveis jogos, passatempos, experimentos e até aventuras espaciais, responsáveis por estimular os alunos a aprenderem mais e melhor, além de interagirem com novas tecnologias.

Alunos aprendem mais sobre português, matemática e ciências, por meio de método científico e tecnológico

A ação atinge também os educadores do município. Através de capacitação específica, professores passaram a ampliar suas percepções e conhecimento digitais, e por meio da nova ferramenta pedagógica, incorporaram os recursos tecnológicos em suas aulas, visando estimular e ampliar a fixação dos conteúdos e o interesse dos alunos.

O Acessa SP, por meio de sua infraestrutura e da Rede de Projetos, plataforma de tecnologia social que auxilia no desenvolvimento e compartilhamento de projetos de cunho social, cultural, intelectual e econômico, atua como o principal parceiro desta ação desenvolvida com a prefeitura e o Instituto Ciência Hoje, responsável por todo o conteúdo aplicado, formação dos educadores e manutenção dos softwares.

Responsáveis

O projeto tem como responsável o Instituto Ciência Hoje, entidade que há 32 anos divulga os avanços da ciência no país. Em Pinhal, a parceria com a prefeitura e com o Acessa SP, a ação já é vista como uma oportunidade única para que os pinhalenses tenham acesso a conteúdos educacionais exclusivos e participem do avanço da inclusão digital na cidade.

Educadores se preparam para a aplicação da nova ferramenta

“Nunca tivemos nada do gênero implantado em nosso município. Proporcionar conhecimento científico a professores e alunos é fortalecer a cidadania do nosso povo”, destaca José Benedito de Oliveira “Zeca Bene”, prefeito municipal.

Além dos Postos implantados nas escolas municipais, o conteúdo está organizado no blog PinhalEduca.

“O Acessa SP aparece como o principal parceiro do projeto, disponibilizando seus recursos não somente nos Postos já existentes na cidade, mas também nos espaços nas escolas participantes do projeto, agora incorporados como Postos dedicados do Programa. São cinco unidades trabalhando a favor da inclusão e do desenvolvimento tecnológico e intelectual do cidadão”, afirma o superintendente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto.

Conheça os conteúdos:

Revista Ciência Hoje das Crianças

Editada há mais de 25 anos, é a única revista de divulgação científica escrita por pesquisadores para o público infanto juvenil.  Associa sólidos conteúdos científicos com projeto gráfico adequado ao universo da criança. Alunos de mais de 60 mil escolas públicas do Brasil têm acesso a seus conteúdos. Além de informar e divertir, a CHC é fonte de pesquisa para milhares de estudantes e professores em todo o país.

Jogo Educativos Operação Cosmos

Jogo educativo destinado aos alunos do Ensino Fundamental, que oferece entretenimento e conteúdo educativo balanceado para atrair e sustentar a atenção do estudante durante toda a história.

Visual Class

Software de autoria que permite ao professor a criação de aulas interativas e ao aluno o desenvolvimento de projetos usando recursos da multimídia como: textos, imagens, sons, músicas, animações, vídeos e jogos educacionais.

Saiba mais:

Pinhal Educa.