O Acessa SP, mais do que um espaço para o uso da internet gratuita, foi criado para estimular a produção de projetos e ações sociais que contribuam diretamente para o desenvolvimento local.  

Além de levar diversão, projeto divulgou a inclusão digital no município

Essa mensagem foi muito bem interpretada pelos monitores do posto de Itatinga, localizado na região administrativa de Sorocaba, que têm desenvolvido projetos de estímulo ao uso da tecnologia e à promoção social de seus usuários.

No último mês de outubro, a unidade promoveu o projeto “Acessa Alegria”, que consistiu em uma festa de comemoração ao mês das crianças, realizada em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e uma igreja evangélica do município. A ação beneficiou cerca de 50 crianças, a maioria usuária do Programa.

Comemoração contou com distribuição de doces e brincadeiras

“Nossa intenção foi, além de oferecer um dia divertido, despertar sensibilidade e confiança nas crianças, estimulando-as a serem pessoas de opinião no futuro”, explica a monitora Fernanda Ribeiro.

Segundo ela, a frequência de pessoas no posto aumentou após a ação, uma vez que o público infantil, que já utilizava os serviços da unidade, apresentou o programa a outros cidadãos que se tornaram usuários.

Acessa Alegria

Para a realização do projeto, os organizadores promoveram dentro do Acessa SP uma campanha de arrecadação de balas e guloseimas para contribuir com o evento final. Uma cesta de chocolates também foi rifada.

Mais de 50 crianças participaram da ação social

Segundo a monitora Taynara Jeniffer, o Acessa SP é uma porta para a promoção de ações sociais: “Conhecemos nossos usuários, temos a oportunidade de fazer amizades e ajudá-los a superar as dificuldades. Certamente foi um momento muito feliz e que ficou gravado na memória de todos”.

Além das brincadeiras, o evento contou com músicas, coreografias, voluntários vestidos de palhaços e ainda cantinho da beleza, pinturas, distribuição de brinquedos, saquinhos surpresa, lanches, refrigerantes, sorvetes e pipocas.

Novidade

De acordo com os monitores responsáveis pelo projeto, Taynara Jeniffer, Fernanda Ribeiro e Carlos Augusto Mariano, em breve surgirão novidades. Eles já estão se mobilizando para a próxima ação, que terá como tema o Natal.

Unidade Itatinga

O Acessa SP de Itatinga possui mais de 1,6 mil usuários cadastrados e realiza cerca de 1,2 mil atendimentos por mês. Junto ao posto, também está instalado o Acessinha, espaço interativo, destinado ao público de 4 a 10 anos, e equipado com tablets, smartphones e games. Em breve, as crianças também poderão participar de aulas de reforço escolar, iniciativa que logo mais estará disponível na Rede de Projetos.

Serviço:

ACESSA SP DE ITATINGA

Praça Major Belo, 285 – Casa do Cidadão | Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

PROJETO ACESSA ALEGRIA

Para saber mais sobre o projeto, ACESSE.

Compartilhe!

Um comentário Acessa SP de Itatinga promove ação social e beneficia crianças carentes

  1. Acessa SP - Usuários Asociados ( OSCIP em formação ). disse:

    O Cerne do Programa Acessa SP vem sendo corroído pela ação governamental de transformar seus telecentros em salas de acesse público aos computadores comunicantes e biros de serviços e-gov e outros.

    Sem dúvida, ao distribuir computadores comunicantes pelos municípios paulistas desacompanhados de recursos humanos qualificados para a promoção do desenvolvimento da Comunidade e seus indivíduos o Estado de São Paulo atraí para o Programa Acessa SP a pecha de ‘franquia de Lan Houses públicas para pobres’.

    Isso é uma Vergonha !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *