O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública, fornece aos seus usuários, além do acesso gratuito à internet, ensinamentos tecnológicos e digitais por meio de Oficinas. 

Os encontros são presenciais e realizados mensalmente no Super Acessa do Parque da Juventude, na capital paulista. No total, são 125 vagas e oito módulos disponíveis aos cidadãos: InfoNet I; Infonet II – Escritório Digital; FAQ – Perguntas e Dúvidas Frequentes; Como Montar e Fazer a Manutenção do seu PC; Robótica Livre I; Stencil Arte; Práticas em Inglês e Libras Básico – Língua Brasileira de Sinais. 

Oficinas atuam na multiplicação do aprendizado e na superação de limitações

Segundo o coordenador e oficineiro, Rubens Saito, as oficinas têm alcançado um efeito multiplicador na vida dos participantes. 

“Além do ensinamento técnico, percebemos um resultado ainda maior: o ‘efeito multiplicador’. Os participantes procuram levar o aprendizado para o meio em que vivem e, com isso, trazem novas pessoas para os encontros. É um resultado enriquecedor e que demonstra que o conteúdo apresentado está sendo de fato compreendido e colocado em prática lá fora”, conta Saito.

Exemplo

Um bom exemplo é o caso da usuária Antônia Cosme de Araújo, de 56 anos. Após cursar quatro anos de aulas particulares, decidiu participar da oficina de Inglês do Acessa SP. 

Usuária aplica os ensinamentos em casa e em uma ONG para crianças carentes

“Entrei sem noção alguma em conversação. Nossa aula é 100% interativa, com atividades internas e externas. A metodologia ajuda muito na compreensão e memorização do aprendizado”, destaca Antônia. 

As conquistas não param por aí! Há dois meses, Antônia colhe seu maior resultado: ensinar o idioma em uma ONG do bairro onde mora. 

“São dez crianças muito carentes e que aproveitam ao máximo a oportunidade que estão tendo. Nas oficinas, recebo todo o suporte, preparo as aulas e as pratico em casa com meu marido. Sem dúvidas têm sido uma experiência maravilhosa e motivadora”.

Rita de Cássia superou o câncer e encontrou nas oficinas sua principal distração

Superação

A usuária Rita de Cássia Alencar, 64 anos, também viu nas oficinas um resultado além do esperado. Após vencer um câncer de mama, ela optou por uma atividade extra por recomendação médica.

“Sempre quis aprender a mexer no computador para conversar com amigos e parentes através da internet. A oficina de informática me ajudou a superar essa dificuldade e tantas outras. Além de aprender, fiz novos amigos e me sinto mais feliz. É uma das minhas melhores distrações e não pretendo parar!”, destaca. 

Além do aprendizado, as oficinas promovem interação social e bem-estar aos participantes

Como participar

As oficinas são abertas para todas as pessoas que queiram participar. Para se inscrever, basta ir pessoalmente até o posto do Parque da Juventude com RG em mãos. Menores precisam estar acompanhados de seus responsáveis também munidos de documentação.

As inscrições são abertas sempre na última semana de cada mês.

Serviço:

Super Acessa Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul).

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Grade completa das oficinas.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *