A primeira capacitação de 2015 do Acessa SP foi realizada nesta semana, entre os dias 27 e  30 de janeiro, no super Acessa do Parque da Juventude, na capital paulista. O treinamento registrou a participação de 24 monitores de 16 postos do Estado.

Programa investe em capacitações para aumentar a qualidade do serviço oferecido nos 839 postos existentes

As capacitações são mensais e têm o objetivo de fortalecer a prestação de um serviço de qualidade ao cidadão.

Segundo o formador Tiago Vicente, o primeiro encontro de 2015 foi positivo e atingiu às expectativas da equipe. “Tivemos uma turma bastante participativa e interessada. Esta é justamente a proposta da capacitação, estimular a comunicação e a troca de informações e conhecimentos entre monitores e equipe”, explica o formador.

Programação

A capacitação presencial possui três momentos. O primeiro abordado é o Módulo Básico, que traz informações como: histórico, regras institucionais, parceiras, plano de expansão, convênios e termo de adesão. O segundo destaca a importância da Rede de Projetos, iniciativa do programa lançada para apoiar a criação e a manutenção de projetos que contribuam ativamente com o desenvolvimento social do cidadão. O terceiro e último dia apresenta o Módulo Acessa +, que trata sobre as principais parcerias do Acessa SP, entre elas, Poupatempo, Sebrae SP, Receita Federal e Banco do Povo Paulista. Neste dia a capacitação conta com a participação de convidados do Poupatempo e da Receita Federal para falar sobre serviços de e-gov.

Formação trata sobre os diferentes tipos de comunicação e como utilizá-la no Programa

Após a capacitação presencial, o monitor pode dar continuidade aos ensinamentos por meio da formação continuada, ferramenta on-line disponível no portal do Programa para orientá-lo e norteá-lo em sua atuação nos postos.

Objetivo

O objetivo do Programa é levar a inclusão digital a todos. Para isso, o Acessa SP está em constante evolução. “Modernizamos o Programa, investimos na instalação de novos postos, na troca de equipamentos, no lançamento de novos produtos e principalmente nas capacitações, para que os nossos monitores estejam cada vez mais preparados para oferecer um serviço de qualidade aos usuários, e fazer com que todos tenham acesso aos inúmeros benefícios trazidos pela inclusão digital”, destaca o superintendente do Programa, Emilio Bizon Neto.

Monitores trocam experiências e informações durante a capacitação

Chayane de Fátima Valici, monitora há 5 meses no posto de Bom Sucesso de Itararé, entendeu a importância da inclusão digital. “Inclusão digital é a democratização da tecnologia e o Acessa SP garante que todos, independente da classe social, tenham acesso e façam o uso dos benefícios que essa tecnologia pode trazer”, diz a monitora.

“São 839 unidades em funcionamento. Chegamos, inclusive, em locais mais distantes como as comunidades rurais”, diz o superintendente.

Janiely de Souza atuará no Acessa Rural São Pedro, no município de Tambaú. “O Acessa SP vai contribuir muito com a comunidade de São Pedro, a internet vai ser algo totalmente novo e a minha expectativa é que as pessoas se interessem e aprendam cada vez mais, para isso acho importante estar bem preparada e treinada”, diz a monitora.

Rede de Projetos é um dos módulos abordados durante a semana

Estiveram presentes monitores dos seguintes postos: Auriflama, Bom Sucesso de Itararé, CRI Norte, EMTU Cotia, EMTU Santo André, EMTU São Mateus, Itapecerica da Serra (Centro), Itapecerica da Serra (Jardim Santa Julia), Jaguariúna, Porto Ferreira (Centro), Rancharia, Registro, Santo Antônio do Aracanguá (Biblioteca), Sarapuí, Socorro (Oratório) e Tambaú (São Pedro).

A próxima capacitação do ano será realizada de 03 a 06 de fevereiro. Os interessados deverão solicitar a convocação de seus nomes ao gestor ou responsável institucional da unidade.

Serviço

FORMAÇÃO CONTINUADA

Compartilhe!

2 comentários para Acessa SP inicia capacitações de 2015 para monitores do Programa

  1. elita aparecida paes do nascimento disse:

    Gostaria de partcipar dessas capacitações!

  2. gostaria de participar dessa capacitação o trabalho do acessa é muito interessante ,adoraria fazer parte desta equipe .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *