Começaram hoje, 27 de janeiro, as inscrições para as oficinas de fevereiro do Acessa SP. As oficinas são realizadas mensalmente, no Super Acessa do Parque da Juventude, na capital paulista. 

Para o próximo mês, 125 vagas serão oferecidas em oito módulos: InfoNet I; Infonet II – Escritório Digital; FAQ – Perguntas e Dúvidas Frequentes; Como Montar e Fazer a Manutenção do seu PC; Robótica Livre I; Stencil Arte; Práticas em Inglês e Contação de história em Libras. 

O usuário João Alécio Brancaglion já garantiu sua vaga. “Participei da oficina Infonet I e gostei muito! Aqui aprendemos na teoria e na prática. Agora me inscrevo para o módulo mais avançado, Infonet II”, diz.  

João Alécio já garantiu sua vaga na oficina Infonet II

Os usuários podem esperar novidades para a oficina de libras, que contará com um novo módulo e para a oficina de FAQ, que trará novos temas. 

Os interessados terão até o dia 30 de janeiro para se inscrever. Para isso, devem ir pessoalmente até o posto, com documento RG, e, se menor de idade, estar acompanhados por um responsável com a Carteira de Identidade em mãos. 

As atividades terão início a partir do dia 02 de fevereiro, com exceção da oficina de stencil, programada para a segunda quinzena deste mês. Para este módulo, os usuários terão até a data de início do encontro para se inscrever, ou enquanto houver vaga disponível.

 Módulos

Oito módulos serão disponibilizados para o mês de fevereiro, confira: 

O módulo de Informática foi dividido em duas oficinas: Infonet I e II. A primeira opção é voltada para usuários que nunca tiveram contato com computador, ou para aqueles com pouca experiência no manuseio da máquina. Já a segunda, exige conhecimento em informática e ensina usuários a utilizarem o computador para tarefas diárias, por meio do uso de ferramentas offline e online, programas específicos de escritório (Libreoffice), serviços em nuvem, programas para comunicação em tempo real, entre outros.

Utilizando do lixo eletrônico, a oficina de Robótica Livre leva conhecimento técnico e estimula a criatividade dos participantes

A oficina de FAQ – Perguntas e dúvidas mais frequentes traz novos temas para o próximo mês. Entre o cronograma de atividades estão dicas e truques do Whatsapp e Produtividade em software livre. 

A oficina de Hardware explica aos usuários como montar e fazer a manutenção do computador. Este módulo é indicado para aqueles que desejam fazer a manutenção e melhorias de suas próprias máquinas, eliminando gastos com técnicos.

O tema Robótica Livre I é voltado para usuários interessados em eletrônica. O módulo ensina sobre os componentes eletrônicos e suas características e instrumentação básica de como utilizar multímetros e ferro de solda. 

Técnicas apresentadas durante os encontros são colocadas em prática no Lablivre, o laboratório livre realizado às sextas-feiras no local

Já no Stencil, oficina voltada para as artes gráficas, os oficineiros ensinam a técnica de reprodução através de máscaras, que consiste em criar um desenho vazado numa superfície de papel cartão ou acetato para se obter impressões à base de tinta. 

As oficinas do Acessa SP também preparam os usuários para uma das línguas mais utilizadas no mundo, o Inglês. De forma lúdica e por meio da elaboração de diálogos, músicas e situações cotidianas, o participante aprende o básico do idioma. As atividades são desenvolvidas em grupo e incluem uso do computador e acesso à internet. 

Por fim, a oficina de Libra foi criada para ensinar o vocabulário básico da Língua Brasileira de Sinais. Neste mês a oficina traz novidades. O módulo intermediário será apresentado aos usuários, que aprenderão a contar histórias em libras.

Oficinas

As Oficinas MetaProjeto são uma iniciativa do Programa Acessa São Paulo, com o objetivo de oferecer um espaço de oficinas para seu público. É um lugar de desenvolvimento de tecnologia e experimentação metodológica, a partir de computadores reciclados, softwares livres e códigos abertos. É um espaço aberto, experimental e reflexivo, inspirado na metodologia Metareciclagem, e conta com oficinas permanentes de inclusão e cultura digital.

Serviço:

Super Acessa Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul).

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Grade completa das oficinas 

Compartilhe!

Um comentário Super Acessa do Parque da Juventude abre inscrições para oficinas de fevereiro

  1. Marisa disse:

    Gostaria de informaçoes sobre os cursos , como obter posso ir no parque da juventude.

    Att.

    Marisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *