O monitor Nelson José Barbosa, do Acessa SP de Macatuba, está entre os finalistas do desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação”, promovido pela comunidade Global Changemakers e pelo instituto Embratel Claro. O desafio reúne iniciativas de diversos países com o objetivo de incentivar a criação de projetos que estimulem o conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas.

Projeto de Macatuba está entre os melhores projetos do país no quesito inovação

Projetistas de diferentes estados brasileiros participaram, entre eles, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Pará, Distrito Federal e Santa Catarina. O desafio registrou também, participações internacionais de várias partes do mundo como Polônia, Bangladesh, Índia e Palestina.

Na tarde de ontem (04), doze finalistas foram divulgados, entre eles, o projeto do monitor Nelson “Digital Mente”. A iniciativa promove, por meio de conhecimentos básicos de informática, a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da autoestima de pessoas com transtornos mentais leves.

Os finalistas passaram por uma criteriosa avaliação nos quesitos: inovação, impacto social e sustentabilidade financeira.

Comunidade global on-line que incentiva o papel de agentes da mudança

“É muito significante ter um trabalho sendo visto por pessoas do país inteiro. Procuro aprender com novas informações, orientações, feedbacks e parcerias”, conta o projetista.

Resultado

Os finalistas participarão de um workshop com especialistas durante o mês de fevereiro.  O anúncio dos vencedores está previsto para março. Além do reconhecimento público e da visibilidade mundial, o desafio prevê aos três primeiros ganhadores uma parcela do total de R$ 36 mil em prêmios, que será investido no projeto.

15 pacientes do Ambulatório de Saúde Mental de Macatuba são beneficiados com o projeto Digital Mente

Segundo reportagem publicada pela página da Changemakers, “o número de projetos de qualidade demonstrou que o Brasil possui pessoas realmente comprometidas com uma educação que permita que todos sejam verdadeiros agentes de transformação e alcancem seus potenciais”.

Fazendo a diferença

Em Macatuba, região administrativa de Bauru, o Acessa SP têm sido referência no desenvolvimento de projetos que contribuem para a valorização, inclusão, interação e melhoria da qualidade de vida das pessoas, a partir do compartilhamento de conhecimentos básicos de informática.  São projetos que ensinam informática para mulheres, jovens, terceira idade, jovens especiais, pacientes com transtorno mental, entre outros.

Projetista iniciará ensinamentos para nova turma no próximo mês

O monitor Nelson está à frente de todas essas ações e esta não é a primeira vez que vê seus projetos serem reconhecidos. Por três vezes consecutivas, Nelson foi finalista no Prêmio Acessa SP e em 2014 foi menção honrosa no Prêmio Mário Covas.

O “Digital Mente” favorece a qualidade de vida de 15 pacientes do Ambulatório de Saúde Mental de Macatuba, diagnosticados com transtornos mentais leves. “Ao levarmos conhecimentos digitais, contribuímos com a evolução do tratamento e melhoramos a qualidade de vida deste grupo de pessoas”, explica.

 Papel Fundamental

A Rede de Projetos iniciativa do Programa, tem o papel de fomentar projetos que favoreçam o desenvolvimento local e a inclusão social por meio do uso das tecnologias oferecidas pelo Acessa SP, potencializando a utilização dos 840 postos do Estado. Com o projeto “Digital Mente” não foi diferente. Nelson contou com o apoio e orientação da equipe da Rede de Projetos. “Oferecemos todo o suporte para que o projeto do Nelson fosse inscrito. É um trabalho maravilhoso, que merece ser reconhecido e visto por todos”, destaca a responsável pela Rede de Projetos, Érica Campanha.

Changemakers

A Changemakers é uma comunidade global on-line que incentiva e apoia indivíduos no seu papel de agente da mudança, ou seja, aplicam por meio do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), ações capazes de gerar oportunidades àqueles que por alguma razão tem suas chances reduzidas, sejam por questões geográficas, sociais, físicas ou mentais.

Serviço:

PROJETO DIGITAL MENTE

CHANGEMAKERS

FINALISTAS

Compartilhe!

Um comentário Monitor do Acessa SP é finalista em desafio proposto pela comunidade global Changemakers

  1. Fernando Gonçalves disse:

    Isso é fazer a diferença entre cara crachá – cara crachá e Monitor de Infocentro que veste a camisa do Acessa SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *