Se você gosta de computador, robô e componentes eletrônicos, certamente vai se interessar pela Oficina de Robótica Livre do Acessa SP. O tema é apresentado gratuitamente no Posto do Super Acessa do Parque da Juventude, zona norte de São Paulo.

A oficina é mensal e voltada para usuários que tenham interesse e um conhecimento básico em informática. Para o mês de abril foram disponibilizadas 15 vagas. Os interessados terão até amanhã, 27 para se inscreverem.

Oficina de Robótica Livre é acessível, gratuita e especialmente voltada para as pessoas que desejam iniciar a prática através de pequenos projetos

As atividades terão início na próxima segunda, 30 de março. Para efetuar sua inscrição é necessário ir pessoalmente ao Posto Acessa SP do parque, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Bairro Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul). O interessado deve estar com RG em mãos e, se for menor de idade, será preciso ir acompanhado por um responsável com documento de identificação.

“A Oficina de Robótica é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento humano. As atividades oferecem liberdade para o usuário colocar em prática a criatividade e estimular o conhecimento”, explica o oficineiro Júlio do Carmo. 

Robótica

A oficina de Robótica Livre teve início em 2014, atrai um público jovem e está dividida em 12 encontros presenciais. Os encontros são programados para as segundas, terças e quartas, das 14h às 15h30.

O módulo apresenta os componentes eletrônicos e suas características, e fornece aos usuários técnicas de instrumentação básica utilizando de multímetros a ferro de solda.

Na Oficina de Robótica o usuário desenvolve criatividade, aprendizado e consciência sócio-ambiental

Após receber estes conhecimentos, os participantes passam a desenvolver atividades de pesquisa com software e hardware-livre, utilizando a plataforma de prototipagem aberta Arduíno para experiências com sensores de som, luz, vibração, táctil e óptico.

O tema é apresentado pelo oficineiro Júlio César do Carmo, pesquisador e projetista da Escola do Futuro da USP, que faz o uso da filosofia do Software Livre e Hardware Livre em Artes e criatividades na inclusão digital.

“A Oficina de Robótica Livre é boa para aqueles que têm muita curiosidade e curtem criar coisas novas. Os encontros são atrativos e o participante ainda leva pra casa o material que desenvolveu”, comenta o oficineiro Júlio do Carmo. “Além do conhecimento, o universo da Robótica Livre é acessível, gratuito e propicia consciência sócio ambiental (lixo eletrônico)”, finaliza.

Oficinas

As Oficinas Metaprojeto são uma iniciativa do Programa Acessa SP e foram desenvolvidas para estimular a tecnologia e a experimentação metodológica a partir de computadores reciclados, softwares livres e códigos abertos. O ambiente é um espaço aberto, experimental e reflexivo, inspirado na metodologia Metareciclagem e conta com oficinas permanentes de inclusão e cultura digital.

Serviço:

OFICINAS ACESSA SP

Para saber mais acesse.

SUPER ACESSA PARQUE DA JUVENTUDE

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, nº 2.630 –

Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul).

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

 

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *