Março foi o mês das capacitações. No total foram três encontros promovidos ao longo do mês, um voltado para supervisores e coordenadores dos Postos da capital, o segundo direcionado especialmente para monitores que atuarão nos Acessinhas, modalidade de Postos do Programa voltada para o público infantil, e o terceiro e último do mês, com a apresentação do módulo básico, destinado aos recém-chegados no Programa ou para aqueles monitores que buscam a atualização dos seus conhecimentos.

supervisores e coordenadores durante atividade da bexiga

Capacitações promovem alinhamento entre as equipes

As capacitações foram realizadas no Super Acessa do Parque da Juventude, na Capital Paulista. “O objetivo principal das capacitações é prepararmos os nossos monitores para oferecerem um atendimento de qualidade aos usuários do Programa. Após serem capacitados, eles passam a ter uma visão mais ampla do Acessa SP. O que permite que eles voltem para seus municípios e seus postos, com uma maior clareza de que forma servir a comunidade local”, destaca Adilson Virno, coordenador da Escola do Futuro da USP, parceira institucional do Acessa SP desde o seu surgimento.

Capacitação Supervisores e Coordenadores

O primeiro encontro do mês, realizado nos dias 11 e 12, foi voltado para supervisores e coordenadores da capital paulista, responsáveis pelos Postos Públicos de Acesso à Internet – POPAIs. A capacitação teve como principal objetivo promover um maior alinhamento entre as equipes e atender às necessidades do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa.

equipe de supervisores e coordenadores após serem certificadas

Coordenadores e supervisores dos postos da capital durante capacitação

A programação abordou temas como produtos e funcionalidades, Sistema de Gestão da Qualidade, Organização e Gerenciamento dos Postos, entre outros. “Achei de suma importância e extremamente proveitoso. Serviu para mostrar a grandeza do Programa Acessa SP. Outro ponto bem positivo foi reforçar os aspectos das ferramentas que temos à disposição. Fiquei satisfeito com o resultado e conclui a capacitação com várias ideias em mente que já estão sendo colocadas em prática”, comenta o coordenador responsável pelo Super Acessa do Parque da Juventude, André Bassi.

Capacitação Acessinha

O segundo encontro do mês abordou o módulo Acessinha, modelo de Posto voltado para o público infantil entre 4 e 10 anos de idade. A capacitação ocorreu entre os dias 17 e 19 de março e teve a participação de monitores e supervisores dos seguintes postos: Acessinha Bom Prato Santo Amaro, Acessinha Cássia dos Coqueiros, Acessinha CIC Norte, Acessinha CIC Oeste, Acessinha Jaboticabal (Regional) e Acessinha CCI Prodesp.

acessinha modalidade para público infantil

Monitores que atuam nos postos Acessinhas conhecem equipamentos e jogos para público infantil

“O Acessinha é um desdobramento do programa para o público infantil. As capacitações deste módulo servem para que os monitores conheçam as características desta faixa etária e aprendam a manusear os equipamentos e os jogos disponíveis”, explica a formadora Priscila Andrade.

No total são 30 postos do Acessinha em funcionamento no Estado de São Paulo, e outros 25 em implantação.

Capacitação Módulo Básico

O mês foi finalizado com a aplicação do Módulo Básico, que apresentou um crescimento relevante no número de inscritos. O encontro contabilizou a presença de 23 monitores de diversas regiões do Estado, além da participação do novo gestor, Rafael Lincoln Lisboa, que atuará na região do Vale do Paraíba e de dois projetistas do Programa. O encontro aconteceu do dia 24 ao dia 27 de março.

Monitores após serem certificados

Interação e conhecimento marcaram a última Capacitação do mês

“Tive uma outra dimensão do que é o Acessa SP. A Capacitação me ajudou a perceber que o trabalho dos monitores vai muito além do que ligar os computadores e colocar o cidadão para utilizar a internet. A principal função do Programa é trazer a pessoa para utilizar efetivamente da cidadania, por meio do uso dos serviços públicos da internet e da Rede de Projetos, onde os monitores podem oxigenar a comunidade dos postos estão inseridos, atraindo a participação popular para projetos que resultem na transformação das comunidades”, explica o gestor.

A programação deste módulo é dividida em três momentos: Módulo Básico (histórico, regras institucionais, parceiras etc); Rede de Projetos (iniciativa de apoio à criação e a manutenção de projetos para a comunidade); e Módulo Acessa Mais, que traz informações sobre os serviços do Governo Eletrônico oferecidos pelos parceiros Poupatempo e Receita Federal.

Monitor e responsável institucional durante a capacitação

Monitor e responsável institucional de Tarabai relacionam ideias para implantar no município

O responsável institucional pelo posto de Tarabai, Everaldo Amorim, volta para o município com uma lista de ideias para propor ao prefeito junto com o monitor Edil, também presente no encontro. “A capacitação nos ajudou a pensar em tudo que podemos oferecer aos munícipes através da internet, ampliou nossa visão e voltamos cheios de ideias para aplicar no posto do Acessa SP do município, que foi recentemente transferido para um novo endereço, mais atraente, convidativo e bem localizado”, explicam. “Nosso desafio agora é apresentar o relatório feito e nossas ideias ao prefeito que têm nos incentivado a pensar sobre o bom aproveitamento do posto para a comunidade de Tarabai”, conclui o responsável institucional.

Serviço:

Ficou interessado e quer participar das próximas turmas? Solicite a convocação do seu nome ao Gestor responsável pelo seu posto.

Um comentário Acessa SP realiza diversas capacitações durante o mês de março

1. como faço para me candidatar para monitora dos acessa sao paulo ou acessinha?tenho experiencia com criancas e gostaria muito de trabalhar nesta area. obrigado.