Além do acesso ao mundo digital, o Acessa SP oferece oportunidades para a transformação social e o desenvolvimento da cidadania.

Para isso, o Programa coloca à disposição de seus usuários a Rede de Projetos, responsável pela promoção de mais de duas mil ações colaborativas, iniciadas nos postos do Acessa SP.

Jovens têm aulas gratuitas de música no Acessa SP do bairro Jaçanã, zona norte de SP

Cada iniciativa é estudada de acordo com a necessidade local. Ela pode surgir dentro do posto ou da própria comunidade, é trazida para a Rede de Projetos e transforma-se em projeto. A partir de um trabalho em equipe, a ideia é estruturada, ganha visibilidade e acompanhamento para desenvolver-se.

Em janeiro, 19 novos projetos foram criados. Somam-se 2.241 iniciativas responsáveis por promover o desenvolvimento social no Estado.

Usuário  acompanha letra de música pelo celular

Cidadania

No Jaçanã, bairro da zona norte de São Paulo, o monitor Thiago Araújo colocou em prática o seu dom musical e compartilha com outros jovens, técnicas de violão, baixo, bateria, guitarra e noções de canto.

A iniciativa voluntária nasceu em 2011, mas o projeto que recebeu o nome de “Música online” é novo na Rede de Projetos. Os participantes já notam diferença depois do início do projeto. “Vi o projeto ganhar forças e repercutir rapidamente. A visibilidade e o apoio conquistados nos dão confiança e estímulo para seguir”, comemora o projetista.

Projetista acredita que ensinar música é levar cidadania e autoconhecimento para as pessoas

No total são 14 jovens participantes, todos usuários do Acessa SP. Eles aproveitam a internet disponibilizada para pesquisar sobre músicas, cifras e partituras. Após o expediente, utilizam o espaço físico para aprenderem novas técnicas musicais e colocarem o ensinamento em prática durante uma aula pra lá de descontraída e eclética.

Thiago acredita que a música é um dom espiritual, faz bem para a alma e promove a cidadania e o respeito com o próximo. “É um caminho para o autoconhecimento, um meio para fazer novas amizades e evitar más influências”, completa.

Jovens aprendem técnicas de técnicas de violão, baixo, bateria, guitarra e noções de canto

As aulas são gratuitas e acontecem às quartas-feiras, após as 17 horas. Para participar é preciso entrar em contato com o monitor e inscrever-se. A unidade está localizada no Centro de Integração ao Cidadão (CIC) Norte, na Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Conjunto Habitacional Jova Rural.

Para saber mais sobre o projeto, acesse.

Multiplicando ideias

Todos os projetos da Rede estão sob licença Creative Commons, que permite que usuários cadastrados no portal escrevam um projeto ou repliquem outro já feito, sob condição de inserirem os devidos créditos para a pessoa que o criou pela primeira vez.

Além do “Música online”, existem diversos outros projetos sendo desenvolvidos e trabalhados por todo o Estado.

As temáticas incluem: Alfabetização; Arte e Cultura; Cidadania; Culinária; Educação; Esportes; Informática para crianças; Informática para jovens; Informática para terceira idade; Meio ambiente; Música; Pessoas com deficiência; Preservação da memória local; Saúde; Tecnologia; Trabalho e emprego e outros. Confira abaixo os 19 projetos mais recentes.

Conheça os 19 novos projetos:

Posto: Auriflama

Projeto: Um céu de Van Gogh para Auriflama

Posto: Santo Antônio do Aracanguá – Biblioteca

Projeto: Informática Kids

Posto: Bom Sucesso de Itararé

Projeto: Noções básicas de informática para todos

Posto: Casa Branca

Projeto: Hardware Básico