O segundo dia do Encontro Regional começou com a oficina de “Design Thinking”. Nosso convidado Reinaldo Campos do Instituto Educadigital, utilizou a técnica para inspiração no desenvolvimento de novos projetos e solução de problemas no dia a dia do posto.

As atividades começaram as 9h da manhã. Após uma breve apresentação dos conceitos, os participantes se reuniram em 4 grupos e começaram a discutir o significado de cada ponto que seriam trabalhados: Ponline, Rede de Projetos entre outros. Mas ao invés de partir das dificuldades, Reinaldo estimulou o grupo a pensar a partir da lógica da oportunidade.

Em seguida todos partiram para trabalhar o seguinte desafio: “como podemos estimular a criação de novos projetos na Rede de Projetos”. Com todos muito focados no trabalho a produção aconteceu em cinco minutos.

Depois da etapa de organização das ideias, o grupo partiu para uma das partes mais interessantes do encontro: o insight. Eles voltarampara o mural, verificaram os post-its e escolheram uma ideia para cada tema. Aí então chegou o momento de “prototipar” a ação: todosos grupos abriram caixas, tiraram objetos e representaram de acordo com a criatividade de cada um o que representava cada projeto.

“Foi muito bom. Quando abrimos a caixa e vimos o que tinha disponível as ideias fluíram bem. Gostei bastante de participar.” disse a monitora Jéssica Amanda de Botucatu.

Para Reinaldo Campos, estar com os monitore e aplicar a oficina foi uma experiência muito positiva como ele deixou claro na sua conta no Twitter:

A apresentação que Reinaldo utilizou no evento está disponível no nosso perfil no Slideshare.

Na parte da tarde, aconteceu a oficina “Documentação e Registro” com Robson Leandro da equipe de Comunicação da Escola do Futuro, que teve como objetivo compartilhar conceitos básicos para registros de ações desenvolvidas na Rede de Projetos. Aproveitando o bom desempenho da oficina de Design Thinking na parte da manhã, os participantes tiveram como desafio produzir um texto de até 2 parágrafos explicando o projeto que tinham feito e depois 3 fotografias que representassem o trabalho que fizeram.

Ao final, a sensação era de que os dias de atividades tinham passado muito rápido. “É muito bom quando você vem para um evento e, mesmo durando tanto tempo, você nem sente o tempo passar” disse Zuleika Fernandes representante da superintendente do Poupatempo que acompanhou as atividades.

“Nosso desafio agora é manter essa motivação na Rede de Projetos e no dia a dia do posto. Não vamos deixar essa energia baixar. Estaremos sempre em contato para ajudá-los a colocar em prática tudo o que vivenciamos aqui” disse Adilson Virno, coordenador do projeto AcessaSP na Escola do Futuro.

Além da cidade sede, participaram do evento representantes dos seguintes municípios: Torrinha, Ribeirão Grande, Iacri, Itu, Guaiçara, Itatinga, Fernão, Iaras, Paranapanema, São Roque, Guaíra, Macatuba, Iaras e Itatinga.

O próximo Encontro Regional acontece no final do mês de maio na cidade de Cananéia.

Para ver todas as fotos do que aconteceu acesse o nosso perfil no Flickr.

Um comentário Encontro Regional de Botucatu: veja tudo o que aconteceu no segundo dia

1. fernando do carmo disse:

muito bom esperamos mais