Pensar em desenvolver um modelo de negócios pode parecer vantajoso para quem busca empreender, mas aplicá-lo de acordo com a necessidade local, ou seja, de forma colaborativa e visando a melhoria da sociedade, faz com que a ação ganhe vida. Essa é a essência do Empreendedorismo Social, tema principal dos Encontros Regionais 2015, evento apresentado pelo Acessa SP.

encontros_regionais

34 pessoas participaram do primeiro dia do Encontro Regional de Botucatu

No total, serão sete encontros em diversas regiões do Estado. O primeiro deles teve início hoje, 28, em Botucatu. Segundo o gestor Akira Shigemori, o objetivo é promover a troca de ideias entre os participantes e despertá-los para novas oportunidades. “O Acessa SP é também um polo disseminador de informações e é o fortalecimento dessa ideia que buscamos, ou seja, essa pegada empreendedora de identificar oportunidades e passar a desenvolver projetos que transformem a realidade das pessoas”, explica.

Programação

Participaram hoje 34 pessoas, entre elas, monitores, projetistas, representantes locais e parceiros do Programa.  A principal atividade do dia foi a Oficina de Canvas, ferramenta de planejamento estratégico apresentada pelo Sebrae. A metodologia foi aplicada pelo analista de negócios Henrique Teixeira.  “A partir do uso da ferramenta é possível enxergar todo um modelo de negócios, como se a ação já estivesse funcionando, com isso é possível visualizar todas as partes do projeto e descobrir como desenvolver, quais os recursos, as atividades a desempenhar e principalmente, que parceiros são necessários para que a proposta chegue ao usuário”, explica o analista.

encontros_regionais

Programação contou com apresentação de um modelo de negócios

“Achei o primeiro dia bem interessante, inclusive a ferramenta Canvas, que me ajudou a clarear ideias. Já desenvolvi projetos uma vez, mas não me planejei bem, com o modelo apresentado hoje, passo a ter uma nova visão”, disse o monitor Anderson Tiago, de Torrinha.

Participação especial

encontros_regionais

Nelson, de Macatuba foi um dos destaques da programação

Além do Canvas, outro destaque do dia foi a apresentação dos projetistas Nelson José Barbosa, monitor de Macatuba e Fernanda Ribeiro, monitora de Itatinga. Nelson e Fernanda são responsáveis por projetos que transformam a realidade local e são reconhecidos publicamente. “Fazer pesquisas e entender a necessidade de cada localidade, ter persistência, trocar informações com outros monitores e contar a ajuda da Rede de Projetos são as principais dicas para a elaboração de um bom projeto”, destaca o monitor Nelson.

encontros_regionais

Monitora de Itatinga fala sobre a repercussão dos projetos sociais aplicados pelo Posto

A programação de hoje também falou sobre os 15 anos do Programa, Ponline, pesquisa online aplicada aos usuários dos postos Acessa SP e Rede de Projetos.

Amanhã, a programação segue com duas oficinas, Design Thinking e Documentação de Projetos.

Conheça os projetos dos monitores:

Digital Mente

Acessa Alegria

Veja todas as imagens:

Flickr do Acessa SP

Fique de olho nos próximos Encontros Regionais

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *