Se você é ligado em informática e tecnologia, provavelmente já tenha ouvido falar sobre o Arduino, plataforma eletrônica e de baixo custo para prototipagem flexível.

Na prática, o sistema é aplicado pela Oficina de Robótica do Acessa SP, oferecida gratuitamente no posto do Parque da Juventude, na capital paulista.

Sistema é aplicado na prática por oficina de Robótica do Acessa SP

“Trata-se de uma plataforma de baixo custo e facilmente aplicável, não precisa ter conhecimento profundo em programação para aproveitar dos recursos fornecidos pelo Arduino e colocar projetos em prática”, explica o coordenador das Oficinas do Acessa SP, Rubens Saito.

Para quem quer se aprofundar no assunto, um minicurso gratuito sobre Arduino será oferecido no próximo mês, entre os dias, 04 e 22 de maio, pelo Instituto de Física (IF) da USP.

Minicurso Arduino

As aulas incluirão desde conceitos básicos para iniciantes, como também, questões mais avançadas, para aqueles que pretendem desenvolver projetos mais complexos.

arduino_minicurso_usp

Placa Arduino permite a automação de projetos eletrônicos (fonte: webweavertech.com

Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de aumentar seu conhecimento através de palestras e oficinas intercaladas para colocar o ensinamento em prática. A primeira edição prevê a participação de até 60 pessoas no minicurso.

“O minicurso será dividido em três palestras e três oficinas. Nas palestras abordaremos aspectos conceituais de microcontroladores e Arduino e, nas oficinas poremos a mão na massa e desenvolveremos projetos”, explica o professor doutor do IF da USP, Alexandre Suaide.

Os interessados têm até o dia 17 de abril para efetuarem suas inscrições no site da Fusp.

O que pode ser feito com a técnica?

O projeto foi criado por estudantes italianos em 2005, sendo primeiramente utilizado para interações escolares.

A plataforma torna a robótica mais acessível e possibilita soluções para o dia a dia. A placa é de baixo custo, acessível e aberta, e os exemplos de utilização vão desde automações residenciais, até projetos mais avançados, como o Biometric Security Toy Box, que liga a biometria, ideia do novo sensor de identidade digital da Apple, ao Arduino.

“Trata-se de um hardware programável, com linguagem interpretada e que pode ser utilizado para automação em geral e até para projetos sustentáveis, capazes de medir a qualidade da água e do ar”, explica o programador da Escola do Futuro da USP, parceira institucional do Acessa SP, Joe Nascimento.

Aprenda brincando

Uma caixa de brinquedos criada pelo designer inglês Grant Gibson, para abrigar a coleção de carrinhos de seu filho foi feita por meio do sistema Arduino. A criança consegue ter acesso aos brinquedos, através da sua impressão digital.

arduino-oficinas-caixa-brinquedo

Sistema permite diversas programações por meio de sensor digital, entre elas brinquedos e robôs  (Fonte: divulgação Acessa – reprodução youtube)

Exemplos parecidos com este podem ser vistos nas oficinas do Acessa SP. Os encontros de Robótica ensinam os participantes a criar e dar vida para os robôs por meio do Arduino.

Segundo o oficineiro, apesar da criação ser italiana, muitas empresas já comercializam as placas com um baixo custo para o mercado. “O fácil acesso permite que pessoas montem seus negócios e suas próprias oficinas utilizando do sistema Arduino”, diz.

As inscrições para as turmas de maio das Oficinas do Acessa SP estarão abertas do dia 28 a 30 de abril. O início das atividades está previsto para o próximo dia 04 de maio. Ficou interessado e quer saber mais sobre as Oficinas? Acesse aqui e saiba sobre os temas oferecidos.

Serviço:

Para saber mais sobre os conteúdos a serem aplicados durante o minicurso Arduino da USP, acesse.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *