Márcia, monitora do posto de Cravinhos, escolheu como missão ajudar os usuários a encontrar um novo emprego.

Todos os dias, o perfil do Facebook chamado “Acessa SP Cravinhos” compartilha várias vagas de emprego na região de Ribeirão Preto. No posto, várias pessoas vão a procura de orientação de como fazer um bom curriculum e, além de saírem com um novo impresso, ainda recebem informações sobre como encontrar um emprego sem cair em armadilhas de pessoas que estão mal intencionadas. Além disso, graças a esse reconhecimento, empresas da região já procuram a unidade do Acessa na cidade para fazer parcerias e divulgar novas oportunidades.

Por trás dessas ações está Márcia Sanches, monitora que trabalha no programa desde 2009. “Comecei faz 2 anos. Aqui em Cravinhos o desemprego começou a aumentar. Ainda mais nos últimos meses por conta da crise econômica, muitas pessoas estão precisando de ajuda para encontrar um emprego novo. Além disso, percebi que ainda hoje muita gente tinha dúvidas sobre o que colocar no curriculum, como enviar por e-mail, além de muitos erros de português que eu via quando imprimia os curriculuns. Então resolvi ajudar.”

O resultado desse trabalho é o reconhecimento do posto como um local onde se pode não apenas buscar um emprego novo mas também um centro de apoio tanto para o usuário como para empresas da região que procuravam uma forma de divulgar suas vagas para o público alvo. No momento em que conversávamos com Márcia, a usuária Lorraina Vital de 23 anos, chegou para usar os computadores do posto com o objetivo de encontrar um emprego. “Vim aqui porque encontro respostas para minhas dúvidas e propostas de empregos com objetivos claros, e tenho a Márcia pra me auxiliar obre a vaga. Hoje vim para me inscrever no Via Rápida.”

Conversamos com Márcia para saber mais detalhes sobre esse trabalho.

Como você começou o contato com as empresas de Ribeirão para divulgar as vagas?

Comecei procurando as empresas. Expliquei que estava fazendo um trabalho voluntário para ajudar as pessoas a encontrar um emprego. Também deixei claro que o Acessa SP não era nenhum tipo de agência e nem que tinha dinheiro envolvido. Aí eles começaram a me mandar as vagas por e-mail ou pelo inbox do perfil do posto no Facebook. O resultado disso é que, com a procura das pessoas e as empresas mandando as vagas, a prefeitura investiu e comprou uma impressora multifuncional para que possamos atender melhor os usuários.

Quantas vagas em média você divulga por semana?

São mais ou menos 10 por dia, ou 50 por semana. Além disso, eu também divulgo os alertas de fraude que vou descobrindo.

O que seriam esses alertas de fraude?

Com a crise e o desemprego, muitas pessoas infelizmente tem tentado enganar quem mais está precisando de um emprego nesse momento. O caso de golpe mais recente é um site que diz que, por uma determinada quantia, emite um atestado de integridade moral, dizendo que hoje em dia é obrigatório entregar nas empresas. Todos os dias pelo menos um usuário vem aqui e me pergunta sobre e eu aviso que isso é uma fraude.

Tem algum outro tipo de fraude que afeta as pessoas que vão procurar emprego aí no posto?

Sim. Recentemente uma menina passou por um problema porque foi para uma suposta entrevista. Então eu oriento para que as pessoas sempre procurem se informar sobre a empresa antes, e não fornecer dados pessoais respondendo a vagas suspeitas. E, sempre que forem para uma entrevista em outra cidade, que informem a um parente ou a um conhecido.

E depois das orientações que você passa, as pessoas conseguem uma vaga de trabalho?

Uma das empresas que me procuraram para fazer parceria é uma multinacional que trabalha com grãos aqui na região. Ela faz contratações de 3 em 3 meses e divulga a vaga com a gente. E sempre tem pessoas que passaram aqui que são selecionadas. Uma rede de fast food que tem lojas em Ribeirão também divulga conosco e já contratou pessoas daqui.

Além das dicas que você comentou, tem algum outro tipo de orientação que você costuma dar para os usuários que estão em busca de trabalho?

Procuro sempre olhar a escolaridade da pessoa. Dependendo do caso, já tenho alguns links e informações sobre supletivo para que a pessoa possa completar os estudos e aumentar as chances de conseguir um emprego melhor.

 

O posto do Acessa SP em Cravinhos fica na Rua Cerqueira César, 136 – Centro.  Se você é de Ribeirão Preto e região e quer acompanhar as vagas, siga do perfil do posto no Facebook.

Compartilhe!
Tagged with:  

5 comentários para Márcia Sanches, a monitora que ajuda a encontrar emprego

  1. Moacir Jaime disse:

    Estou cadastrado no via rapida fiz um curso no senai , de movelaria mas não consegui emprego na area como já faz tempo gostaria de saber se ha oportunidade de fazer um novo curso ou de acordo com minha ficha no via rapida ser enviado para uma vaga de empregos.
    desde já me ponho á sua disposição.
    Obrigado
    E uma boa tarde

  2. Adilson Dias dos Reis disse:

    Olá Marcia, estou desempregado a dois meses, tenho muita dificuldade de arrumar emprego,tenho 40 anos não tenho uma profissão definida, mas tenho boa experiência em logista, e vendas mas mesmo assim não consigo uma recolocação no mercado.
    obs. Estou desesperado sou casado tenho uma filha de 4 anos,
    minha mulher està grávida de novo de 4 meses estou recebendo seguro desemprego, mas só faltam dois meses para receber, se vc puder me ajudar, que Deus abençõe desde já agradeço.

  3. elson costa moura disse:

    olá tudo bem bom trabalho pra vocês meus parabéns continuen disso pra melhor um forte abraço. e tudo de bom fuiiiiiiiiiiiiiiiii.

  4. olivina de campos ortis disse:

    trabalho recente foi com auxiliar de farmacia hospitalar
    mas ja tenho 57 anos moro bairro monterrey

  5. Cesar disse:

    Tive o prazer de conhecer pessoalmente a Márcia, quando passei pela cidade em minhas pedaladas.
    Muito simpática, prestativa, humana. Com seu empenho ajudou-me bastante na ocasião, conseguindo inclusive da Prefeitura transporte para mim e minha bicicleta até Ribeirão Preto.

    Abraço grande, Márcia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *