Entre os livros disponibilizados pela USP estão os clássicos de Machado de Assis e as primeiras edições do Correio Braziliense 

O universo digital tem atraído cada vez mais gerações, dos mais jovens aos mais idosos. Segundo pesquisa TIC Domicílios, aplicada entre 2013 e 2014, 49% dos brasileiros têm computador em casa, 63% das pessoas possuem equipamento de mesa (desktop/PC), 57% aparelhos portáteis (leptops, notebooks e netbooks) e 12% tablets. Com isso, o uso destes equipamentos tornou-se um dos principais hábitos diários, sendo utilizados para diversas atividades, inclusive para a leitura.

Para o público que aderiu ao hábito da leitura digital, ou para aqueles que preferem acessar os conteúdos remotamente, a Universidade de São Paulo (USP) coloca à disposição mais de 3 mil livros para download gratuito.

usp_livros

Entre os livros estão os clássicos de Machado de Assis, Euclides da Cunha, além das primeiras edições do Correio Braziliense e conteúdos do Teatro em Portugal

Os títulos disponíveis aos internautas fazem parte da Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin, localizada na Cidade Universitária. O objetivo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e de documentação científica.

O acervo foi digitalizado à partir das obras doadas à USP, em 2006, pela família Midlin. No total são cerca de 17 mil títulos, ou 40 mil volumes, mas nem tudo ainda está digitalizado.

Entre as obras digitalizadas, encontram-se as assinadas por grandes escritores como Machado de Assis e Euclides da Cunha. Além dos clássicos é possível encontrar também conteúdos sobre o Teatro em Portugal, ou ainda, ter acesso às primeiras edições do Correio Braziliense. São inúmeros temas à disposição do internauta, entre eles, livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens.

As obras estão à disposição de toda a comunidade, de maneira democrática e universal. Os conteúdos podem ser acessados por meio da ferramenta de busca da BBM, ou clicando aqui.

Veja também as dicas que encontramos para otimizar a sua leitura e seus estudos:

Conheça 160 links de bibliotecas e museus virtuais

Aprenda a Ler Rápido

Saiba como ler mais de 100 livros por ano

Compartilhe!
Tagged with:  

Um comentário USP disponibiliza mais de 3 mil livros para baixar gratuitamente

  1. Denilza Benediata Gonçalves disse:

    É uma grande iniciativa da USP disponibilizar livros para serem acessados de onde a pessoa estiver. Há pessoas que não tem condições de comprar livros, nem tem acesso à bibliotecas ou, simplesmente, não consideram a hipótese de gastar dinheiro com essa ideia. Agora, com o avanço da tecnologia, esta ferramenta será de grande utilidade para os verdadeiros leitores e para os interessados. Ler faz bem ao célebro e alimenta o nosso conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *