Em Itu, município localizado na região de Sorocaba, o Posto do Acessa SP tem feito a diferença na questão ambiental. As monitoras Jandira Teixeira e Célia Costa Pereira desenvolveram o projeto “Descarte Consciente”, que consiste na arrecadação do lixo eletrônico do município. A ação faz parte da Rede de Projetos, iniciativa criada para incentivar e apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuem com as comunidades locais.

lixo_eletronico

Lixo Eletrônico arrecadado pelas monitoras Jandira e Célia, do Acessa SP de Itu

Segundo as projetistas, a iniciativa nasceu a partir do interesse dos próprios usuários do Programa. “Estruturamos a ideia, apresentamos para as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Governo, e criamos o projeto. Hoje o posto é referência no município em descarte de lixo eletrônico”, explica Célia.

Entenda como funciona

Além de conscientizar a população, o projeto “Descarte Consciente” tem contribuído ativamente com o meio ambiente de Itu e fortalecido programas de reciclagem promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente do município.

Os materiais são entregues no posto central do Acessa SP, localizado na Praça Doutor Gaspar Ricardo, 70, próximo à Estação Ferroviária. As projetistas ficam responsáveis pela divulgação do projeto e pela coleta e entrega do material ao Bosque Alceu Geribelo, onde existe um Centro de Educação Ambiental.

lixo_eletronico

Após a entrega do material no posto, projetistas levam o material até o Bosque Alceu Geribelo, responsável pelo destino final do lixo

O descarte total dos itens é feito após um montante de arrecadação alcançada. “Juntamos cerca de 100 objetos, entre eles, impressoras, CPUs, DVDs, chuveiros, secadores de cabelo, modems e diversos outros”, explica Jandira Teixeira.

Segunda as projetistas, a localização do posto é outro importante fator que contribui com o projeto. “Existe uma grande movimentação da população diariamente devido aos pontos de ônibus e às áreas comerciais ao redor do posto. Isso favorece a visualização e a multiplicação da informação”, diz Célia.

“Toda semana minha família e eu levamos material de descarte até o Acessa SP. Acho o projeto maravilhoso. O local facilita bastante, pois fica bem no centro da cidade. Existem outros pontos de arrecadação, mas são em locais de difícil acesso, ou fora de mão. Sou a favor de mais pontos como esse”, explica o morador Gilson Pereira da Silva.

“É muito satisfatório desenvolver um trabalho que beneficia a população e o meio ambiente. Conscientizar pessoas e fazê-las entender a real importância destes projetos, refletem na natureza e no bem estar da comunidade”, conclui Jandira.

O projeto começou em abril de 2014 e até o momento já foram realizadas três entregas do material ao Bosque Alceu Geribelo.

O Acessa SP Centro é responsável por cerca de 70 acessos por dia e só neste ano, já realizou mais de 3 mil atendimentos. Além deste, outros projetos são desenvolvidos no local, como o “Dia de Doar”, “Acessa Livro”, “C@ps Lock” e “Mulheres de Fibra”.

Dicas conscientes

Produtos eletrônicos contém substâncias tóxicas em seus componentes e quando depositadas ou descartados de maneira irregular, podem contaminar o solo.

lixo_eletronico

Brasil está entre os países emergentes que mais geram lixo eletrônico (fonte: PNUMA)

Segundo um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 42 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, o Brasil é um dos que mais gera lixo eletrônico. A cada ano são 97 mil toneladas métricas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17, 2 mil toneladas de impressoras.

Para evitar a contaminação e a poluição do meio ambiente, especialistas orientam a fazer o descarte do lixo eletrônico em locais apropriados. O primeiro passo para se evitar a poluição é começar a coleta seletiva em casa. O material eletrônico deve ser sempre separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis, como papel, plástico e metal. O ideal é levar até cooperativas e, ou empresas responsáveis pelo descarte do lixo eletrônico.

(Texto: Andresa Gouvêa)

Serviço:

ACESSA SP ITU CENTRO: Praça Dr. Gaspar Ricardo, nº 70 (próximo à Estação Ferroviária). Atendimento das 8h às 17h. Contato: 11 4013 1309;

REDE DE PROJETOS

PROJETO DESCARTE CONSCIENTE

Compartilhe!
Tagged with:  

Um comentário Acessa SP de Itu é responsável por projeto de descarte do Lixo Eletrônico

  1. lazara disse:

    AKIRA,
    QUANDO VOCE VIRA FAZER UMA VISITA AO ACESSA DA minha cidade há fim de verificar as tristes condições do mesmo !

    MINHA CIDADE: Piracaia sp

    Há esperança é a ultima que morre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *