Segundo a biologia, uma comunidade é um conjunto de seres que fazem parte de um mesmo ecossistema e que interagem entre si e não apenas uma reunião de indivíduos e sua organização social. Ela está ligada diretamente com o funcionamento orgânico e com as relações entre seus membros.

A maioria das redes sociais permite a criação de grupos para que seus membros troquem informações de forma mais segmentada. Funciona também para unir pessoas que trabalham em um mesmo projeto ou fazem parte de uma família, facilitando a troca de fotos, vídeos e outros itens que, em muitos casos, não gostariam de fazer publicamente em seus perfis.

Elizângela Pereira, ou Lysa como é mais conhecida entre os monitores do programa, já desenvolveu projetos como o que ajudou crianças e adolescentes de Ipuã, cidade onde mora, a conseguirem o seu primeiro documento de identidade. Mas também é reconhecida por ser hoje uma das monitoras responsáveis por dois grupos que reúnem juntas 2169 monitores que trabalham ou já trabalharam no Acessa SP. Criado em 2010 por outra monitora (Gisele Cristina Silva da cidade de Lavínia), a comunidade reúne dezenas de conversas diárias sobre projetos e assuntos relacionados ao dia a dia da inclusão digital.

Com toda essa experiência acumulada, Lysa escreveu sete dicas sobre como criar, organizar e manter uma comunidade dentro de uma rede social.

Monitora Lysa Pereira da cidade de Ipuã dá dicas de como criar e manter a sua comunidade virtual.

Manter a comunidade ativa

É sempre importante criar, descobrir e compartilhar conteúdos e a troca de informações dentro da comunidade. Podemos  explorar informações de interesses dos membros, criar tópicos de conversa, tornando assim possível troca de ideias e informações, convidando os membros a participar e tornar uma comunidade ativa.

Tenha tempo para responder comentários

Caso você queria moderar/administrar uma comunidade é importante que dedique algum tempo para dinamizar, movimentar e deixá-la ativa, viva, dinâmica e que mantenha o interesse dos envolvidos. Use um tempo para responder comentários e publicações de sua comunidade. É importante comentar, tirar duvidas e fazer elogios.

Moderação de comentários

É fundamental que a comunidade tenha um conjuntos de regras que seja de bom tom adotarmos para um bom convívio nas relações estabelecidas virtualmente: ser responsável com as publicações, respeitar os demais membros,não ser agressivo, não usar mensagens agressivas/preconceituosas, enfim usar a boa educação. Não esqueça que comentários bons não são apenas comentários a favor do seus textos, por isso discuta e respeite a opinião do outro.

Conteúdos

Publique conteúdos de qualidade, assuntos do momento, destaques, dúvidas, compartilhe conhecimento, informações, crie enquetes, votações sobre assuntos diversos relacionados na comunidade, publique seus projetos, fotos, vídeos, divulgue eventos e conteúdos extras para maior interação do grupo.

Linguagem utilizada

É importante usarmos uma linguagem correta para alcançar o entendimento de todos, evitando abreviações e gírias que podem limitar o entendimento dos demais. Evite usar todas as letras em maiúsculos, e exageros.

Indique informações externas

Indique e recomende outras comunidades/grupos, lista de discussão, fóruns relacionado ao grupo da comunidade para ampliar o conhecimento, expandir informações e buscar de aprimoramento.

*Conheça os projetos de inclusão digital desenvolvidos por Lysa Pereira na sua página na Rede de Projetos .

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *